Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33672
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Title: Memorial acadêmico: os desafios da alfabetização em tempo de pandemia
Author: Oliveira, Kríscia Lorena Silva
First Advisor: Miranda, Maria Irene
First member of the Committee: x, x
Second member of the Committee: x, x
Summary: Este trabalho tem como objetivo analisar os desafios da alfabetização durante a pandemia. Para tanto foram consideradas práticas pedagógicas embasadas, principalmente, no construtivismo, que oferece uma concepção ativa de criança mediante o processo de ensino, considerando a subjetividade do aluno na construção do conhecimento, descentralizando a figura do professor. Nesse sentido, uma das grandes pensadoras responsáveis pela mudança de paradigma na alfabetização foi Emília Ferreiro, que a partir da teoria de Piaget explica as hipóteses do alfabetizando para compreender o sistema de escrita. O presente trabalho aborda as consequências da pandemia, que afastou os alunos do espaço físico da escola, e colocou a necessidade de repensar as práticas e metodologias de ensino para alcançar as crianças e fazer a escola presente mesmo à distância, tentando amenizar os efeitos negativos da quarentena através do diálogo e de uma prática pedagógica coerente.
Keywords: Alfabetização
Pandemia
Professor
Aluno
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: OLIVEIRA, Kríscia Lorena Silva. Memorial acadêmico: os desafios da alfabetização em tempo de pandemia. 2021. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33672
Date of defense: 30-Nov-2021
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MemorialAcadêmicoDesafios.pdfTCC366.67 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons