Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33672
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Oliveira, Kríscia Lorena Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-02T19:02:19Z | - |
dc.date.available | 2021-12-02T19:02:19Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-30 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Kríscia Lorena Silva. Memorial acadêmico: os desafios da alfabetização em tempo de pandemia. 2021. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33672 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.title | Memorial acadêmico: os desafios da alfabetização em tempo de pandemia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Miranda, Maria Irene | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7012180124930804 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | x, x | - |
dc.contributor.referee1Lattes | x | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | x, x | - |
dc.contributor.referee2Lattes | x | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo analisar os desafios da alfabetização durante a pandemia. Para tanto foram consideradas práticas pedagógicas embasadas, principalmente, no construtivismo, que oferece uma concepção ativa de criança mediante o processo de ensino, considerando a subjetividade do aluno na construção do conhecimento, descentralizando a figura do professor. Nesse sentido, uma das grandes pensadoras responsáveis pela mudança de paradigma na alfabetização foi Emília Ferreiro, que a partir da teoria de Piaget explica as hipóteses do alfabetizando para compreender o sistema de escrita. O presente trabalho aborda as consequências da pandemia, que afastou os alunos do espaço físico da escola, e colocou a necessidade de repensar as práticas e metodologias de ensino para alcançar as crianças e fazer a escola presente mesmo à distância, tentando amenizar os efeitos negativos da quarentena através do diálogo e de uma prática pedagógica coerente. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 31 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MemorialAcadêmicoDesafios.pdf | TCC | 366.67 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License