Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33672
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Kríscia Lorena Silva-
dc.date.accessioned2021-12-02T19:02:19Z-
dc.date.available2021-12-02T19:02:19Z-
dc.date.issued2021-11-30-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Kríscia Lorena Silva. Memorial acadêmico: os desafios da alfabetização em tempo de pandemia. 2021. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33672-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.titleMemorial acadêmico: os desafios da alfabetização em tempo de pandemiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Miranda, Maria Irene-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7012180124930804pt_BR
dc.contributor.referee1x, x-
dc.contributor.referee1Lattesxpt_BR
dc.contributor.referee2x, x-
dc.contributor.referee2Lattesxpt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar os desafios da alfabetização durante a pandemia. Para tanto foram consideradas práticas pedagógicas embasadas, principalmente, no construtivismo, que oferece uma concepção ativa de criança mediante o processo de ensino, considerando a subjetividade do aluno na construção do conhecimento, descentralizando a figura do professor. Nesse sentido, uma das grandes pensadoras responsáveis pela mudança de paradigma na alfabetização foi Emília Ferreiro, que a partir da teoria de Piaget explica as hipóteses do alfabetizando para compreender o sistema de escrita. O presente trabalho aborda as consequências da pandemia, que afastou os alunos do espaço físico da escola, e colocou a necessidade de repensar as práticas e metodologias de ensino para alcançar as crianças e fazer a escola presente mesmo à distância, tentando amenizar os efeitos negativos da quarentena através do diálogo e de uma prática pedagógica coerente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration31pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MemorialAcadêmicoDesafios.pdfTCC366.67 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons