Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33672
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Título: Memorial acadêmico: os desafios da alfabetização em tempo de pandemia
Autor: Oliveira, Kríscia Lorena Silva
Primer orientador: Miranda, Maria Irene
Primer miembro de la banca: x, x
Segundo miembro de la banca: x, x
Resumen: Este trabalho tem como objetivo analisar os desafios da alfabetização durante a pandemia. Para tanto foram consideradas práticas pedagógicas embasadas, principalmente, no construtivismo, que oferece uma concepção ativa de criança mediante o processo de ensino, considerando a subjetividade do aluno na construção do conhecimento, descentralizando a figura do professor. Nesse sentido, uma das grandes pensadoras responsáveis pela mudança de paradigma na alfabetização foi Emília Ferreiro, que a partir da teoria de Piaget explica as hipóteses do alfabetizando para compreender o sistema de escrita. O presente trabalho aborda as consequências da pandemia, que afastou os alunos do espaço físico da escola, e colocou a necessidade de repensar as práticas e metodologias de ensino para alcançar as crianças e fazer a escola presente mesmo à distância, tentando amenizar os efeitos negativos da quarentena através do diálogo e de uma prática pedagógica coerente.
Palabras clave: Alfabetização
Pandemia
Professor
Aluno
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: OLIVEIRA, Kríscia Lorena Silva. Memorial acadêmico: os desafios da alfabetização em tempo de pandemia. 2021. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33672
Fecha de defensa: 30-nov-2021
Aparece en las colecciones:TCC - Pedagogia (EaD)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
MemorialAcadêmicoDesafios.pdfTCC366.67 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons