Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33666
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Um breve estudo sobre a possibilidade e recepção de ideias astronômicas pelas crianças através de análise de um episódio do desenho “Show da Luna”
Título(s) alternativo(s): A BRIEF STUDY ON THE POSSIBILITY AND RECEPTION OF ASTRONOMICAL IDEAS BY CHILDREN THROUGH THE ANALYSIS OF AN EPISODE OF THE “SHOW DA LUNA” DRAWING
Breve estudio sobre la posibilidad y recepción de ideas astronómicas por niños mediante el análisis de un episodio del dibujo “Show da Luna”
Autor(es): Silva, Andreia Rane
Primeiro orientador: Longhini, Marcos Daniel
Primeiro membro da banca: x, x
Segundo membro da banca: x, x
Resumo: Este trabalho traz uma análise do episódio “Sol vai noite vem”, da animação “Show da Luna!”. Primeiramente, estão nossas memórias e vivências que, em parte, auxiliaram na escolha da temática. Logo após, uma breve discussão de aspectos gerais da animação. Em seguida, analisamos o episódio com base em categorias levantadas a ‘posteriori’, que foram: uma breve análise para constatar se a resposta feita no desenho havia sido respondia de forma correta, e se o referido episódio contribui com a aprendizagem científica das crianças, observando ainda se foi usado algum termo científico para explicar o fenômeno astronômico ao longo do episódio. O objetivo deste trabalho diz respeito ao alcance gerado no processo ensino e aprendizagem pelo emprego do desenho animado “O Show da Luna”. Objetivamos, por meio deste estudo, a busca das possibilidades de recepção e compreensão que crianças expostas a episódios do referido desenho têm a respeito da astronomia, em especial, sobre como ocorrem os dias e as noites. Para a análise foi assistido o episódio completo do desenho e feita sua transcrição na íntegra. Os resultados da análise mostraram que o enredo do episódio gira em torno de sanar a dúvida levantada pelos personagens, recorrendo à imaginação quando se fez necessário. Luna se mostra uma criança curiosa, experimentadora e cheia de porquês, que busca auxiliar seu irmão menor, Júpiter, a navegar pelo mundo do conhecimento e do faz de conta, guiado pela mesma. Por fim, concluímos que o desenho respondeu ao questionamento de forma satisfatória, embora tenha deixado pontos não explorados como, por exemplo, os movimentos que a Terra faz em torno do próprio eixo e ao redor do Sol e que não ficaram claros no episódio, podendo assim levar o público que assiste à ignorância desses fatos.
Abstract: This work brings an analysis of the episode “Sol vai noite vem”, from the animation “Show da Luna!”. First, there are our memories and experiences that, in part, helped in choosing the theme. Afterwards, a brief discussion of general aspects of animation. Then, we analyzed the episode based on categories raised in 'posteriori', which were: a brief analysis to see if the answer made in the drawing had been answered correctly, and if the referred episode contributes to the children's scientific learning, noting whether any scientific term was used to explain the astronomical phenomenon throughout the episode. The objective of this work concerns the reach generated in the teaching and learning process through the use of the cartoon “O Show da Luna”. Through this study, we aim to search for possibilities of reception and understanding that children exposed to episodes of the aforementioned drawing have about astronomy, in particular, about how the days and nights occur. For the analysis, the complete episode of the drawing was watched and it was transcribed in full. The results of the analysis showed that the plot of the episode revolves around solving the doubt raised by the characters, resorting to imagination when necessary. Luna shows herself to be a curious child, experimenter and full of reasons, who seeks to help her younger brother, Jupiter, to navigate the world of knowledge and make-believe, guided by it. Finally, we concluded that the drawing answered the question satisfactorily, although it left unexplored points, for example, the movements that the Earth makes around its own axis and around the Sun, which were not clear in the episode. thus lead the watching audience to ignorance of these facts.
Palavras-chave: Astronomia
Educação infantil
Desenho animado
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
CNPQ::OUTROS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SILVA, Andreia Rane. Um breve estudo sobre a possibilidade e recepção de ideias astronômicas pelas crianças através de análise de um episódio do desenho “show da luna”. 2021. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Federal de Uberlândia , Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33666
Data de defesa: 20-Nov-2021
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia (EaD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BreveEstudoSobre.pdf977.68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons