Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33653
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Principais aspectos da alfabetização científica através do ensino da Astronomia na educação infantil: questões direcionadas à aprendizagem do aluno Surdo
Autor: Amaral, Glaucia Aparecida Silvério
Primer orientador: Longhini, Marcos Daniel
Primer miembro de la banca: x, x
Segundo miembro de la banca: x, x
Resumen: O trabalho dispõe sobre a Educação Especial, a qual deve ser executada levando-se em consideração os talentos dos alunos, respeitando a individualidade de cada um, visando incluir os alunos com necessidades especiais de maneira efetiva na sociedade escolar. É necessário que esse aluno tenha um acompanhamento diferenciado em sala de aula, não devendo ser excluído. Para tanto, é preciso olhar para os alunos visando aperfeiçoar seus potenciais, e não com vistas ao limite que sua deficiência impõe. O trabalho retrata questões relativas à aprendizagem dos alunos Surdos, expondo os principais aspectos da alfabetização científica através do ensino da Astronomia na Educação Infantil. Tal temática justifica em razão da necessidade de conhecimento e inclusão do aluno Surdo na comunidade escolar, somada à necessidade de profissionalização docente para oferecer tal contexto a esse mesmo público. No trabalho, é analisada a diferença existente entre os termos “deficiente auditivo” e “Surdo”, que, embora constantemente usados como sinônimos, não determinam o mesmo grupo de pessoas. Também é destacada a importância do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para a educação e inclusão do aluno Surdo no ambiente escolar, seguidos da exposição de alguns métodos propostos por vários autores do Brasil e do mundo para a alfabetização e letramento desse mesmo aluno. Também é feita uma breve análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevista para a Educação Infantil, seguida da definição de “alfabetização científica” e possibilidades de aplicação com os alunos Surdos, utilizando a Astronomia. Foi escolhida a Astronomia como eixo de aprendizagem, principalmente por seu caráter interdisciplinar e pelo fascínio que o tema exerce sobre as pessoas. A autora desse trabalho entende que através da Astronomia é possível explorar várias áreas do conhecimento, tornando o ensino significativo e prazeroso para os alunos, bem como a alfabetização científica dos alunos Surdos pode propiciar sua inclusão na sociedade de modo eficaz e pacífico.
Palabras clave: Educação especial
Surdos
Astronomia
Libras
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: AMARAL, Glaucia Aparecida Silvério. Principais aspectos da alfabetização científica através do ensino da Astronomia na educação infantil: questões direcionadas à aprendizagem do aluno Surdo. 2021. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33653
Fecha de defensa: 20-nov-2021
Aparece en las colecciones:TCC - Pedagogia (EaD)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PrincipaisAspectosAlfabetização.pdf737.52 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.