Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33653
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Principais aspectos da alfabetização científica através do ensino da Astronomia na educação infantil: questões direcionadas à aprendizagem do aluno Surdo |
Author: | Amaral, Glaucia Aparecida Silvério |
First Advisor: | Longhini, Marcos Daniel |
First member of the Committee: | x, x |
Second member of the Committee: | x, x |
Summary: | O trabalho dispõe sobre a Educação Especial, a qual deve ser executada levando-se em consideração os talentos dos alunos, respeitando a individualidade de cada um, visando incluir os alunos com necessidades especiais de maneira efetiva na sociedade escolar. É necessário que esse aluno tenha um acompanhamento diferenciado em sala de aula, não devendo ser excluído. Para tanto, é preciso olhar para os alunos visando aperfeiçoar seus potenciais, e não com vistas ao limite que sua deficiência impõe. O trabalho retrata questões relativas à aprendizagem dos alunos Surdos, expondo os principais aspectos da alfabetização científica através do ensino da Astronomia na Educação Infantil. Tal temática justifica em razão da necessidade de conhecimento e inclusão do aluno Surdo na comunidade escolar, somada à necessidade de profissionalização docente para oferecer tal contexto a esse mesmo público. No trabalho, é analisada a diferença existente entre os termos “deficiente auditivo” e “Surdo”, que, embora constantemente usados como sinônimos, não determinam o mesmo grupo de pessoas. Também é destacada a importância do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para a educação e inclusão do aluno Surdo no ambiente escolar, seguidos da exposição de alguns métodos propostos por vários autores do Brasil e do mundo para a alfabetização e letramento desse mesmo aluno. Também é feita uma breve análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevista para a Educação Infantil, seguida da definição de “alfabetização científica” e possibilidades de aplicação com os alunos Surdos, utilizando a Astronomia. Foi escolhida a Astronomia como eixo de aprendizagem, principalmente por seu caráter interdisciplinar e pelo fascínio que o tema exerce sobre as pessoas. A autora desse trabalho entende que através da Astronomia é possível explorar várias áreas do conhecimento, tornando o ensino significativo e prazeroso para os alunos, bem como a alfabetização científica dos alunos Surdos pode propiciar sua inclusão na sociedade de modo eficaz e pacífico. |
Keywords: | Educação especial Surdos Astronomia Libras |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | AMARAL, Glaucia Aparecida Silvério. Principais aspectos da alfabetização científica através do ensino da Astronomia na educação infantil: questões direcionadas à aprendizagem do aluno Surdo. 2021. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33653 |
Date of defense: | 20-Nov-2021 |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PrincipaisAspectosAlfabetização.pdf | 737.52 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.