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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33618
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States |
Título: | O Atendimento Educacional Especializado (AEE) para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA): desafios e possibilidades |
Autor(es): | Silva, Pâmela Fernandes da |
Primeiro orientador: | Buiatti, Viviane Prado |
Primeiro membro da banca: | x, x |
Segundo membro da banca: | x, x |
Resumo: | Há tempos as crianças consideradas como “diferentes” vêm sido negligenciadas e muitas escondidas pelas famílias. Mesmo com as leis atuais que dignificam a pessoa com deficiência e promulgam os mesmos direitos de igualdade, no que diz respeito à oportunidade e equidade ainda há muito a ser feito. A criança com Transtorno Espectro Autista (TEA) tem o direito ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), no qual há um professor especialista que garante atividades para seu desenvolvimento cognitivo, motor, interativo que potencialize seu desenvolvimento e aprendizagem. Este estudo visa responder aos seguintes questionamentos: como são as metodologias e as técnicas utilizadas? Como o professor do AEE se prepara e organiza para oferecer o melhor atendimento para estas crianças? E quais são as dificuldades e o processo de ensino das crianças com TEA na Educação Infantil? Este estudo tem por objetivo geral apresentar o AEE para os estudantes com TEA. E por objetivos específicos compreender as características que envolvem o TEA e como ocorre a aprendizagem destes estudantes; e investigar as práticas pedagógicas as metodologias pedagógicas para o trabalho com este público. Este trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica no período entre os anos 2015 a 2021 em artigos científicos e livros, sobre o Atendimento Educacional Especializado, a características do Transtorno do Espectro Autista, os programas de intervenção e as práticas pedagógicas. Para análise dos dados o texto foi subdivido em categorias: o primeiro refere-se ao que se trata o TEA, faz uma breve referência histórica; inclui suas características, peculiaridades e desafios; além dos níveis de gravidade de acordo com o DSM-V; já o segundo refere-se ao AEE e suas possibilidades, por isso apresenta os modelos de diagnósticos, programas e possíveis práticas. Conclui-se que cada indivíduo é singular e, portanto, as atividades devem ser estruturadas para potencializar as habilidades, extinguir ou amenizar comportamentos indesejados, para isso o docente deve conhecer as peculiaridades do autismo, dificuldades e as práticas efetivas que ajudam na aprendizagem e na vida das crianças com TEA. Ficou claro também a falta de formação continuada para os professores do AEE e encontros para a se atualizarem sobre os tipos de atendimentos para este público. |
Palavras-chave: | Atendimento educacional especializado Transtorno do espectro autista Educação infantil Práticas |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | SILVA, Pâmela Fernandes da. O atendimento educacional especializado (AEE) para crianças com transtorno do espectro autista (TEA): desafios e possibilidades. 2021. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33618 |
Data de defesa: | Nov-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia (EaD) |
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