Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33618
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Título: O Atendimento Educacional Especializado (AEE) para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA): desafios e possibilidades
Autor(es): Silva, Pâmela Fernandes da
Primeiro orientador: Buiatti, Viviane Prado
Primeiro membro da banca: x, x
Segundo membro da banca: x, x
Resumo: Há tempos as crianças consideradas como “diferentes” vêm sido negligenciadas e muitas escondidas pelas famílias. Mesmo com as leis atuais que dignificam a pessoa com deficiência e promulgam os mesmos direitos de igualdade, no que diz respeito à oportunidade e equidade ainda há muito a ser feito. A criança com Transtorno Espectro Autista (TEA) tem o direito ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), no qual há um professor especialista que garante atividades para seu desenvolvimento cognitivo, motor, interativo que potencialize seu desenvolvimento e aprendizagem. Este estudo visa responder aos seguintes questionamentos: como são as metodologias e as técnicas utilizadas? Como o professor do AEE se prepara e organiza para oferecer o melhor atendimento para estas crianças? E quais são as dificuldades e o processo de ensino das crianças com TEA na Educação Infantil? Este estudo tem por objetivo geral apresentar o AEE para os estudantes com TEA. E por objetivos específicos compreender as características que envolvem o TEA e como ocorre a aprendizagem destes estudantes; e investigar as práticas pedagógicas as metodologias pedagógicas para o trabalho com este público. Este trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica no período entre os anos 2015 a 2021 em artigos científicos e livros, sobre o Atendimento Educacional Especializado, a características do Transtorno do Espectro Autista, os programas de intervenção e as práticas pedagógicas. Para análise dos dados o texto foi subdivido em categorias: o primeiro refere-se ao que se trata o TEA, faz uma breve referência histórica; inclui suas características, peculiaridades e desafios; além dos níveis de gravidade de acordo com o DSM-V; já o segundo refere-se ao AEE e suas possibilidades, por isso apresenta os modelos de diagnósticos, programas e possíveis práticas. Conclui-se que cada indivíduo é singular e, portanto, as atividades devem ser estruturadas para potencializar as habilidades, extinguir ou amenizar comportamentos indesejados, para isso o docente deve conhecer as peculiaridades do autismo, dificuldades e as práticas efetivas que ajudam na aprendizagem e na vida das crianças com TEA. Ficou claro também a falta de formação continuada para os professores do AEE e encontros para a se atualizarem sobre os tipos de atendimentos para este público.
Palavras-chave: Atendimento educacional especializado
Transtorno do espectro autista
Educação infantil
Práticas
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SILVA, Pâmela Fernandes da. O atendimento educacional especializado (AEE) para crianças com transtorno do espectro autista (TEA): desafios e possibilidades. 2021. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33618
Data de defesa: Nov-2021
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia (EaD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AtendimentoEducacionalEspecializado.pdf687.94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons