Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33618
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Pâmela Fernandes da | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-30T22:15:13Z | - |
dc.date.available | 2021-11-30T22:15:13Z | - |
dc.date.issued | 2021-11 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Pâmela Fernandes da. O atendimento educacional especializado (AEE) para crianças com transtorno do espectro autista (TEA): desafios e possibilidades. 2021. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33618 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Atendimento educacional especializado | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Práticas | pt_BR |
dc.title | O Atendimento Educacional Especializado (AEE) para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA): desafios e possibilidades | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Buiatti, Viviane Prado | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1434975072387499 ID Lattes: 1434975072387499 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | x, x | - |
dc.contributor.referee1Lattes | x | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | x, x | - |
dc.contributor.referee2Lattes | x | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Há tempos as crianças consideradas como “diferentes” vêm sido negligenciadas e muitas escondidas pelas famílias. Mesmo com as leis atuais que dignificam a pessoa com deficiência e promulgam os mesmos direitos de igualdade, no que diz respeito à oportunidade e equidade ainda há muito a ser feito. A criança com Transtorno Espectro Autista (TEA) tem o direito ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), no qual há um professor especialista que garante atividades para seu desenvolvimento cognitivo, motor, interativo que potencialize seu desenvolvimento e aprendizagem. Este estudo visa responder aos seguintes questionamentos: como são as metodologias e as técnicas utilizadas? Como o professor do AEE se prepara e organiza para oferecer o melhor atendimento para estas crianças? E quais são as dificuldades e o processo de ensino das crianças com TEA na Educação Infantil? Este estudo tem por objetivo geral apresentar o AEE para os estudantes com TEA. E por objetivos específicos compreender as características que envolvem o TEA e como ocorre a aprendizagem destes estudantes; e investigar as práticas pedagógicas as metodologias pedagógicas para o trabalho com este público. Este trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica no período entre os anos 2015 a 2021 em artigos científicos e livros, sobre o Atendimento Educacional Especializado, a características do Transtorno do Espectro Autista, os programas de intervenção e as práticas pedagógicas. Para análise dos dados o texto foi subdivido em categorias: o primeiro refere-se ao que se trata o TEA, faz uma breve referência histórica; inclui suas características, peculiaridades e desafios; além dos níveis de gravidade de acordo com o DSM-V; já o segundo refere-se ao AEE e suas possibilidades, por isso apresenta os modelos de diagnósticos, programas e possíveis práticas. Conclui-se que cada indivíduo é singular e, portanto, as atividades devem ser estruturadas para potencializar as habilidades, extinguir ou amenizar comportamentos indesejados, para isso o docente deve conhecer as peculiaridades do autismo, dificuldades e as práticas efetivas que ajudam na aprendizagem e na vida das crianças com TEA. Ficou claro também a falta de formação continuada para os professores do AEE e encontros para a se atualizarem sobre os tipos de atendimentos para este público. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 44 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AtendimentoEducacionalEspecializado.pdf | 687.94 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License