Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33618
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Pâmela Fernandes da-
dc.date.accessioned2021-11-30T22:15:13Z-
dc.date.available2021-11-30T22:15:13Z-
dc.date.issued2021-11-
dc.identifier.citationSILVA, Pâmela Fernandes da. O atendimento educacional especializado (AEE) para crianças com transtorno do espectro autista (TEA): desafios e possibilidades. 2021. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33618-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectAtendimento educacional especializadopt_BR
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPráticaspt_BR
dc.titleO Atendimento Educacional Especializado (AEE) para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA): desafios e possibilidadespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Buiatti, Viviane Prado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1434975072387499 ID Lattes: 1434975072387499pt_BR
dc.contributor.referee1x, x-
dc.contributor.referee1Lattesxpt_BR
dc.contributor.referee2x, x-
dc.contributor.referee2Lattesxpt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoHá tempos as crianças consideradas como “diferentes” vêm sido negligenciadas e muitas escondidas pelas famílias. Mesmo com as leis atuais que dignificam a pessoa com deficiência e promulgam os mesmos direitos de igualdade, no que diz respeito à oportunidade e equidade ainda há muito a ser feito. A criança com Transtorno Espectro Autista (TEA) tem o direito ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), no qual há um professor especialista que garante atividades para seu desenvolvimento cognitivo, motor, interativo que potencialize seu desenvolvimento e aprendizagem. Este estudo visa responder aos seguintes questionamentos: como são as metodologias e as técnicas utilizadas? Como o professor do AEE se prepara e organiza para oferecer o melhor atendimento para estas crianças? E quais são as dificuldades e o processo de ensino das crianças com TEA na Educação Infantil? Este estudo tem por objetivo geral apresentar o AEE para os estudantes com TEA. E por objetivos específicos compreender as características que envolvem o TEA e como ocorre a aprendizagem destes estudantes; e investigar as práticas pedagógicas as metodologias pedagógicas para o trabalho com este público. Este trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica no período entre os anos 2015 a 2021 em artigos científicos e livros, sobre o Atendimento Educacional Especializado, a características do Transtorno do Espectro Autista, os programas de intervenção e as práticas pedagógicas. Para análise dos dados o texto foi subdivido em categorias: o primeiro refere-se ao que se trata o TEA, faz uma breve referência histórica; inclui suas características, peculiaridades e desafios; além dos níveis de gravidade de acordo com o DSM-V; já o segundo refere-se ao AEE e suas possibilidades, por isso apresenta os modelos de diagnósticos, programas e possíveis práticas. Conclui-se que cada indivíduo é singular e, portanto, as atividades devem ser estruturadas para potencializar as habilidades, extinguir ou amenizar comportamentos indesejados, para isso o docente deve conhecer as peculiaridades do autismo, dificuldades e as práticas efetivas que ajudam na aprendizagem e na vida das crianças com TEA. Ficou claro também a falta de formação continuada para os professores do AEE e encontros para a se atualizarem sobre os tipos de atendimentos para este público.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration44pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AtendimentoEducacionalEspecializado.pdf687.94 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons