Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33608
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Memorial reflexivo: a pedagogia como instrumento de transformação da prática pedagógica e a importância do lúdico na educação infantil |
Autor(es): | Silva, Larissa Abadia da |
Primeiro orientador: | Gonçalves, Gláucia Signorelli de Queiroz |
Primeiro membro da banca: | Miyoshi, Simone Cléa |
Segundo membro da banca: | Silva, Fernanda Duarte Araújo |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo o resgate da nossa trajetória pessoal e acadêmica, a partir de uma retomada articulada de nossa vivência no curso de Pedagogia a Distância da Universidade Federal de Uberlândia, com ênfase especial para a importância do lúdico e sua prática na Educação Infantil. O brincar é a atividade principal da criança e por meio dele elas desenvolvem novas habilidades e aprendizagens de forma mais contextualizada e prazerosa. O lúdico possibilita à criança expressar emoções, valores e conhecer o mundo a sua volta por meio de uma ação livre, conduzida por ela própria. Nesse sentido, a importância do lúdico na Educação Infantil foi o tema principal desta pesquisa qualitativa desenvolvida por meio de uma revisão bibliográfica em vasto referencial teórico alicerçada em autores como Vygotsky e Kishimoto, entre outros. Suscitando uma discussão acerca da importância do lúdico, as concepções de infância e o enfoque dos marcos teóricos e legais. Bem como, uma contextualização das práticas lúdicas trabalhadas na Educação Infantil. |
Abstract: | The present work aims to rescue our personal and academic trajectory, from an articulated resumption of our experience in the Distance Pedagogy course at the Federal University of Uberlândia, with special emphasis on the importance of playfulness and its practice in Early Childhood Education . Playing is the main activity of children and through it they develop new skills and learning in a more contextualized and pleasurable way. Play allows children to express emotion, values and know the world around them through a free action, conducted by themselves. In this sense, the importance of playfulness in Early Childhood Education was the main theme of this qualitative research developed through a literature review in a vast theoretical framework based on authors such as Vygotsky, Kishimoto, among others. Raising a discussion about the importance of play, childhood conceptions and the focus of theoretical and legal frameworks. As well as a contextualization of the playful practices worked in Early Childhood Education. |
Notas: | O aprofundamento e reflexão acerca da importância do lúdico e sua prática na Educação Infantil, foi realizado em dupla com Monara Ferreira Alves Santana. |
Palavras-chave: | Infância Childhood Educação infantil Child education Importância do lúdico Importance of playfulness Brincar Play |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | SILVA, Larissa Abadia da. Memorial reflexivo: a pedagogia como instrumento de transformação da prática pedagógica e a importância do lúdico na educação infantil. 2021. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33608 |
Data de defesa: | 11-Nov-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MemorialReflexivoPedagogia.pdf | 542.92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.