Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33608
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Memorial reflexivo: a pedagogia como instrumento de transformação da prática pedagógica e a importância do lúdico na educação infantil
Autor: Silva, Larissa Abadia da
Primer orientador: Gonçalves, Gláucia Signorelli de Queiroz
Primer miembro de la banca: Miyoshi, Simone Cléa
Segundo miembro de la banca: Silva, Fernanda Duarte Araújo
Resumen: O presente trabalho tem por objetivo o resgate da nossa trajetória pessoal e acadêmica, a partir de uma retomada articulada de nossa vivência no curso de Pedagogia a Distância da Universidade Federal de Uberlândia, com ênfase especial para a importância do lúdico e sua prática na Educação Infantil. O brincar é a atividade principal da criança e por meio dele elas desenvolvem novas habilidades e aprendizagens de forma mais contextualizada e prazerosa. O lúdico possibilita à criança expressar emoções, valores e conhecer o mundo a sua volta por meio de uma ação livre, conduzida por ela própria. Nesse sentido, a importância do lúdico na Educação Infantil foi o tema principal desta pesquisa qualitativa desenvolvida por meio de uma revisão bibliográfica em vasto referencial teórico alicerçada em autores como Vygotsky e Kishimoto, entre outros. Suscitando uma discussão acerca da importância do lúdico, as concepções de infância e o enfoque dos marcos teóricos e legais. Bem como, uma contextualização das práticas lúdicas trabalhadas na Educação Infantil.
Abstract: The present work aims to rescue our personal and academic trajectory, from an articulated resumption of our experience in the Distance Pedagogy course at the Federal University of Uberlândia, with special emphasis on the importance of playfulness and its practice in Early Childhood Education . Playing is the main activity of children and through it they develop new skills and learning in a more contextualized and pleasurable way. Play allows children to express emotion, values and know the world around them through a free action, conducted by themselves. In this sense, the importance of playfulness in Early Childhood Education was the main theme of this qualitative research developed through a literature review in a vast theoretical framework based on authors such as Vygotsky, Kishimoto, among others. Raising a discussion about the importance of play, childhood conceptions and the focus of theoretical and legal frameworks. As well as a contextualization of the playful practices worked in Early Childhood Education.
Notas: O aprofundamento e reflexão acerca da importância do lúdico e sua prática na Educação Infantil, foi realizado em dupla com Monara Ferreira Alves Santana.
Palabras clave: Infância
Childhood
Educação infantil
Child education
Importância do lúdico
Importance of playfulness
Brincar
Play
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SILVA, Larissa Abadia da. Memorial reflexivo: a pedagogia como instrumento de transformação da prática pedagógica e a importância do lúdico na educação infantil. 2021. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33608
Fecha de defensa: 11-nov-2021
Aparece en las colecciones:TCC - Pedagogia (EaD)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
MemorialReflexivoPedagogia.pdf542.92 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.