Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33595
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNascimento, Vilma Cristina Augusto do-
dc.date.accessioned2021-11-30T16:06:48Z-
dc.date.available2021-11-30T16:06:48Z-
dc.date.issued2021-11-28-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Vilma Cristina Augusto do. Memorial acadêmico desafios do processo de ensino-aprendizagem na alfabetização. 2021. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33595-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleMemorial acadêmico desafios do processo de ensino-aprendizagem na alfabetizaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Miranda, Maria Irene-
dc.contributor.advisor1LattesDoutorapt_BR
dc.contributor.referee1x, x-
dc.contributor.referee1Lattesxpt_BR
dc.contributor.referee2x, x-
dc.contributor.referee2Lattesxpt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho está organizado em duas partes. A primeira, foi desenvolvida em formato de memorial acadêmico, em que compartilho minha trajetória como estudante, como profissional da educação e como graduanda em um curso de Pedagogia. Além de compartilhar aspectos da minha trajetória, compartilho também minhas reflexões acerca de minhas crenças e de minha atuação como educadora. A segunda parte do trabalho trata dos desafios do processo de alfabetização no Brasil, sob a perspectiva do professor alfabetizador, do aluno e da família. Para tanto, o trabalho aborda: o conceito de alfabetização – diferenciando-o do conceito de letramento; onde começa o processo de alfabetização na vida do aluno; os motivos pelos quais o analfabetismo precisa ser combatido; quais são os desafios do processo para os atores envolvidos; quais os caminhos possíveis para a atuação do professor alfabetizador e como deve ser feita a avaliação desse processo, tanto do trabalho desenvolvido pelo professor, como do resultado produzido pelo aluno. Espero com esse trabalho, contribuir para a reflexão sobre a dinâmica da alfabetização de crianças, jovens e adultos, reforçando a ideia de que ser alfabetizado não é apenas desenvolver a capacidade de ler e escrever, mas a de fazê-lo de forma crítica. A formação de um bom escritor/leitor é um processo delicado, que precisa ser conduzido com muito cuidado, empatia, habilidade e atenção, por ser uma forma de promoção da cidadania e da realização pessoal dos alunos. Palavras-chave: alfabetização, ensino, aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration34pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MemorialAcadêmicoDesafios.pdf428.52 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons