Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33595
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States |
Título: | Memorial acadêmico desafios do processo de ensino-aprendizagem na alfabetização |
Autor: | Nascimento, Vilma Cristina Augusto do |
Primer orientador: | Miranda, Maria Irene |
Primer miembro de la banca: | x, x |
Segundo miembro de la banca: | x, x |
Resumen: | O presente trabalho está organizado em duas partes. A primeira, foi desenvolvida em formato de memorial acadêmico, em que compartilho minha trajetória como estudante, como profissional da educação e como graduanda em um curso de Pedagogia. Além de compartilhar aspectos da minha trajetória, compartilho também minhas reflexões acerca de minhas crenças e de minha atuação como educadora. A segunda parte do trabalho trata dos desafios do processo de alfabetização no Brasil, sob a perspectiva do professor alfabetizador, do aluno e da família. Para tanto, o trabalho aborda: o conceito de alfabetização – diferenciando-o do conceito de letramento; onde começa o processo de alfabetização na vida do aluno; os motivos pelos quais o analfabetismo precisa ser combatido; quais são os desafios do processo para os atores envolvidos; quais os caminhos possíveis para a atuação do professor alfabetizador e como deve ser feita a avaliação desse processo, tanto do trabalho desenvolvido pelo professor, como do resultado produzido pelo aluno. Espero com esse trabalho, contribuir para a reflexão sobre a dinâmica da alfabetização de crianças, jovens e adultos, reforçando a ideia de que ser alfabetizado não é apenas desenvolver a capacidade de ler e escrever, mas a de fazê-lo de forma crítica. A formação de um bom escritor/leitor é um processo delicado, que precisa ser conduzido com muito cuidado, empatia, habilidade e atenção, por ser uma forma de promoção da cidadania e da realização pessoal dos alunos. Palavras-chave: alfabetização, ensino, aprendizagem. |
Palabras clave: | Alfabetização Ensino Aprendizagem |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | NASCIMENTO, Vilma Cristina Augusto do. Memorial acadêmico desafios do processo de ensino-aprendizagem na alfabetização. 2021. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33595 |
Fecha de defensa: | 28-nov-2021 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MemorialAcadêmicoDesafios.pdf | 428.52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons