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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33590
ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-3265-5717 |
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | A música no estágio supervisionado em educação infantil: Análise de uma sequência didática em conformidade aos campos de experiência da BNCC |
Alternate title (s): | Music in supervised internship in early childhood education: Analysis of a didactic sequence in conformity with BNCC's fields of experience |
Author: | Dutra, Regileusa Aparecida |
First Advisor: | Passos, Simone Aparecida dos |
First member of the Committee: | Gonçalves, Gláucia Signorelli de Queiroz |
Second member of the Committee: | Oliveira, Lúcia Helena Moreira de Medeiros |
Summary: | A música como conteúdo e o seu aspecto teórico e metodológico no processo de ensino e aprendizagem são importantes na Educação Infantil. Dessa premissa, este estudo evidencia uma experiência realizada em uma instituição de Educação Infantil no município de Ituiutaba-MG, durante a realização do Estágio Supervisionado. O objetivo foi analisar o uso da música na educação infantil como um elemento motivador na realização de atividades lúdicas nesta fase da escolarização, tendo como fonte uma sequência didática construída a partir da obra “Dona Aranha” de Josette Feres. A questão que norteou essa pesquisa foi: de que maneira o conteúdo de música pode contribuir para o processo de aprendizagem dos alunos em fase pré-escolar da Educação Infantil? Quanto a metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa e documental, que partiu da análise de uma sequência didática sob os elementos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para balizar nossa discussão foram utilizados os registros das observações feitas durante o Estágio Supervisionado II em Educação Infantil. A observação é uma técnica utilizada principalmente em pesquisas etnográficas, nela se confere ao observador de acordo com Ludke e André (1986) a difícil tarefa de selecionar e reduzir a realidade, visto que deverão ser priorizados aspectos mais relevantes. Em relação às orientações teórico-metodológicas, os principais autores utilizados foram: Ludke e André (1986), Feres (1998), Zamboni (2001), Pimenta (2009), Ilari (2003), Oliveira (2020), além do documento da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). A pesquisa possibilitou identificar que além do valor referente a música como linguagem artística, o seu conteúdo e a sua capacidade de conduzir processos de aprendizagem foi capaz de estimular a criatividade e emoção, a interdisciplinaridade dos conteúdos e atender e relacionar os diferentes Campos de Experiência e objetivos de aprendizagem apresentados na Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil (BNCC). Concluímos, assim, que a investigação permitiu a compreensão sobre a importância do estágio supervisionado em Educação Infantil como um momento de instrumentalizar nossa prática por meio das teorias educacionais diversas; pensar a arte como uma área do conhecimento essencial para a formação humana além de; fomentar a utilização da linguagem musical no processo ensino-aprendizagem, bem como, a interlocução com os campos de experiência referentes a Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil (BNCC). |
Abstract: | Music as content and its theoretical and methodological aspect in the teaching and learning process are important in early childhood education. From this premise, this study evidences an experience carried out in a Child Education institution in the city of Ituiutaba-MG, during the Supervised Internship II. The objective was to analyze the use of music in early childhood education as a motivating element in carrying out playful activities at this stage of schooling, having as source a didactic sequence built from the work “Dona Aranha” by Josette Feres. The question that guided this research was: how can music content contribute to the learning process of preschool students in Kindergarten? As for the methodology, it is a qualitative and documentary research, which started from the analysis of a didactic sequence under the elements of the Common National Curriculum Base (BNCC). To guide our discussion, we used the records of observations made during Supervised Internship II in Early Childhood Education. Observation is a technique used mainly in ethnographic research, in which, according to Ludke and André (1986), the observer is given the difficult task of selecting and reducing reality, as more relevant aspects should be prioritized. Regarding the theoretical and methodological guidelines, the main authors used were: Ludke and André (1986), Feres (1998), Zamboni (2001), Pimenta (2009), Ilari (2003), Oliveira (2020), in addition to the document from Common National Curriculum Base (BRASIL, 2017). The research made it possible to identify that, in addition to the value referring to music as an artistic language, its content and its ability to conduct learning processes was able to stimulate creativity and emotion, the interdisciplinary content and meet and relate the different Fields of Experience and learning objectives presented in the Common National Curriculum Base for Early Childhood Education (BNCC). We conclude, therefore, that the investigation allowed us to understand the importance of the supervised internship in Early Childhood Education as a moment to instrumentalize our practice through different educational theories; to think of art as an area of essential knowledge for human formation, in addition to; foster the use of musical language in the teaching-learning process, as well as the dialogue with the fields of experience referring to the Common National Curriculum Base for Early Childhood Education (BNCC). |
Keywords: | Arte Música Educação Infantil BNCC Art Song Child education |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | DUTRA, Regileusa Aparecida. A música no estágio supervisionado em educação infantil: Análise de uma sequência didática em conformidade aos campos de experiência da BNCC. 2021. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33590 |
Date of defense: | 25-Oct-2021 |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal) |
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