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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33586
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Educação especial e ensino de ciências nos anos iniciais do fundamental: desafios e possibilidades |
Título(s) alternativo(s): | Special education and science teaching in the early grades of elementary school: challenges and possibilities |
Autor(es): | Paula, Julia Audrey de |
Primeiro orientador: | Buiatti, Viviane Prado |
Primeiro membro da banca: | sem informação |
Segundo membro da banca: | sem informação |
Resumo: | A Educação Especial, no que tange aos direitos e deveres, apontando as exigências e obrigatoriedade desta modalidade definidas pela Lei de Diretrizes e Bases da educação. Entretanto, na prática, ao longo da história da educação brasileira, a modalidade, por muito tempo, foi posta à margem, relacionada a processos que mais excluíam do que geravam um acesso de qualidade nas escolas regulares. Adaptações de recursos físicos e pedagógicos, são um dos elementos necessários para garantir o acesso e permanência dos(as) estudantes desta modalidade, como também propiciar as mesmas oportunidades de aprendizagem dos conteúdos curriculares. Nesse sentido, o presente estudo tem por objetivo geral caracterizar, por meio de revisões sistemáticas, o panorama das produções científicas sobre Educação Especial e Ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental; visando identificar potencialidades e necessidades de estudos e de atuação na área. Os temas foram selecionados a partir dos periódicos da CAPES, dos últimos cinco anos (2017-2021), visando valorizar a investigação brasileira. Algumas temáticas são: Inclusão escolar, necessidades educacionais especiais e ensino de ciências: alguns apontamentos; Ensino de ciências na perspectiva da educação inclusiva: a importância dos recursos didáticos adaptados na prática pedagógica. Deste modo, foi possível analisar que um dos desafios que permeiam o ensino de ciências e a educação especial nos anos iniciais do ensino fundamental é como produzir material adequado conforme deficiência do(a) estudante e conteúdo. Entretanto, como potencialidade há muitos recursos voltados à deficiência visual e auditiva. Vale ressaltar a importância de práticas cada vez mais inclusivas para garantir o atendimento especializado de todos e todas estudantes. |
Abstract: | Special Education, with regard to rights and duties, pointing out the requirements and obligatory nature of this modality defined by the Law of Guidelines and Bases of Education. However, in practice, throughout the history of Brazilian education, the modality was, for a long time, sidelined, related to processes that excluded rather than generated quality access in regular schools. Adaptations of physical and pedagogical resources are one of the elements necessary to guarantee the access and permanence of students in this modality, as well as providing the same learning opportunities for the curricular contents. In this sense, the present study has as general objective to characterize, through systematic reviews, the panorama of scientific productions on Special Education and Science Teaching in the early years of elementary school; aiming to identify the potential and needs of studies and action in the area. The themes were selected from CAPES journals from the last five years (2017-2021), aiming to enhance Brazilian research. Some themes are: School inclusion, special educational needs and science teaching: some notes; Science teaching from the perspective of inclusive education: the importance of didactic resources adapted in pedagogical practice. In this way, it was possible to analyze that one of the challenges that permeate the teaching of science and special education in the early years of elementary school is how to produce adequate material according to the student's deficiency and content. However, as a potential, there are many resources aimed at visual and hearing impairment. It is worth emphasizing the importance of increasingly inclusive practices to ensure specialized care for each and every student. |
Palavras-chave: | educação especial ensino de ciências ensino fundamental revisão bibliográfica special education science teaching elementary school review bibliographic |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | PAULA, Julia Audrey de. Educação especial e ensino de ciências nos anos iniciais do fundamental: desafios e possibilidades. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33586 |
Data de defesa: | 8-Nov-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia (EaD) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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