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dc.creatorPaula, Julia Audrey de-
dc.date.accessioned2021-11-30T11:52:24Z-
dc.date.available2021-11-30T11:52:24Z-
dc.date.issued2021-11-08-
dc.identifier.citationPAULA, Julia Audrey de. Educação especial e ensino de ciências nos anos iniciais do fundamental: desafios e possibilidades. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33586-
dc.description.abstractSpecial Education, with regard to rights and duties, pointing out the requirements and obligatory nature of this modality defined by the Law of Guidelines and Bases of Education. However, in practice, throughout the history of Brazilian education, the modality was, for a long time, sidelined, related to processes that excluded rather than generated quality access in regular schools. Adaptations of physical and pedagogical resources are one of the elements necessary to guarantee the access and permanence of students in this modality, as well as providing the same learning opportunities for the curricular contents. In this sense, the present study has as general objective to characterize, through systematic reviews, the panorama of scientific productions on Special Education and Science Teaching in the early years of elementary school; aiming to identify the potential and needs of studies and action in the area. The themes were selected from CAPES journals from the last five years (2017-2021), aiming to enhance Brazilian research. Some themes are: School inclusion, special educational needs and science teaching: some notes; Science teaching from the perspective of inclusive education: the importance of didactic resources adapted in pedagogical practice. In this way, it was possible to analyze that one of the challenges that permeate the teaching of science and special education in the early years of elementary school is how to produce adequate material according to the student's deficiency and content. However, as a potential, there are many resources aimed at visual and hearing impairment. It is worth emphasizing the importance of increasingly inclusive practices to ensure specialized care for each and every student.pt_BR
dc.description.sponsorshipUNIARAXÁ - Centro Universitário do Planalto de Araxápt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjecteducação especialpt_BR
dc.subjectensino de ciênciaspt_BR
dc.subjectensino fundamentalpt_BR
dc.subjectrevisão bibliográficapt_BR
dc.subjectspecial educationpt_BR
dc.subjectscience teachingpt_BR
dc.subjectelementary schoolpt_BR
dc.subjectreview bibliographicpt_BR
dc.titleEducação especial e ensino de ciências nos anos iniciais do fundamental: desafios e possibilidadespt_BR
dc.title.alternativeSpecial education and science teaching in the early grades of elementary school: challenges and possibilitiespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Buiatti, Viviane Prado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1434975072387499pt_BR
dc.contributor.referee1sem informação-
dc.contributor.referee1Lattessem informaçãopt_BR
dc.contributor.referee2sem informação-
dc.contributor.referee2Lattessem informaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0989060334327059pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA Educação Especial, no que tange aos direitos e deveres, apontando as exigências e obrigatoriedade desta modalidade definidas pela Lei de Diretrizes e Bases da educação. Entretanto, na prática, ao longo da história da educação brasileira, a modalidade, por muito tempo, foi posta à margem, relacionada a processos que mais excluíam do que geravam um acesso de qualidade nas escolas regulares. Adaptações de recursos físicos e pedagógicos, são um dos elementos necessários para garantir o acesso e permanência dos(as) estudantes desta modalidade, como também propiciar as mesmas oportunidades de aprendizagem dos conteúdos curriculares. Nesse sentido, o presente estudo tem por objetivo geral caracterizar, por meio de revisões sistemáticas, o panorama das produções científicas sobre Educação Especial e Ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental; visando identificar potencialidades e necessidades de estudos e de atuação na área. Os temas foram selecionados a partir dos periódicos da CAPES, dos últimos cinco anos (2017-2021), visando valorizar a investigação brasileira. Algumas temáticas são: Inclusão escolar, necessidades educacionais especiais e ensino de ciências: alguns apontamentos; Ensino de ciências na perspectiva da educação inclusiva: a importância dos recursos didáticos adaptados na prática pedagógica. Deste modo, foi possível analisar que um dos desafios que permeiam o ensino de ciências e a educação especial nos anos iniciais do ensino fundamental é como produzir material adequado conforme deficiência do(a) estudante e conteúdo. Entretanto, como potencialidade há muitos recursos voltados à deficiência visual e auditiva. Vale ressaltar a importância de práticas cada vez mais inclusivas para garantir o atendimento especializado de todos e todas estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration29pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAOpt_BR
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

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