Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33568
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-2734-0497
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: As tecnologias na educação: cenário da pandemia nas escolas públicas
Autor(es): Ribeiro, Maria Abadia de Melo
Primeiro orientador: Oliveira, Hélio Carlos Miranda de
Primeiro membro da banca: Oliveira, Hélio Carlos Miranda de
Segundo membro da banca: Não se aplica
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo descrever um memorial resgatando minha trajetória de vida, através de momentos relevantes da minha história de vida e estudantil, trajetória esta que foi pautada no tradicionalismo onde os recursos de aprendizagem utilizados pelos professores eram o quadro negro, o giz, a fala e o livro didático. A escolha pelo curso do Magistério, ocorreu mais como falta de opção do que por vocação em ser professora, por morar em uma pequena cidade que não tem Universidade. Neste contexto só conseguiam cursar uma Universidade os sujeitos com maiores condições financeiras que tinham recursos para manter os filhos em outra cidade para estudar. Os menos favorecidos se formavam para o mercado de trabalho, e eu na época por não ter incentivo para cursar a universidade acabei optando por cursar o Magistério integrado ao Ensino Médio. As tecnologias sempre estiveram presentes na vida do ser humano e comigo não foi diferente. Mesmo com um pouco de atraso, as tecnologias estiveram presentes em minha vida. Tentei acompanhar um pouco essa evolução, fiz curso de datilografia e de informática. Por conhecer um pouco essa realidade e prezar por flexibilidade nos estudos optei por um curso EaD, que só se faz possível devido à evolução das tecnologias de comunicação e informação. As tecnologias disponíveis nos permitem desenvolver atividades educativas no ambiente virtual, oportunizando o acesso ao conhecimento sem o deslocamento dos interessados. Refletir sobre como as tecnologias auxiliam no processo educacional me motivou na escolha do tema do meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) por acreditar que a escola não pode ficar alheia a esta inovação. No contexto da pandemia do Covid-19, observou-se que tanto as escolas assim como os professores não estavam preparadas para propor aos alunos atividades de ensino mediadas pela tecnologia, necessitando possuir habilidades com várias ferramentas voltadas para o manejo tecnológico. Nesse sentido faz-se necessário investir na formação dos professores que na maioria das vezes não conseguem acompanhar esse desenvolvimento como tampouco desconhecem essa realidade.
Palavras-chave: Tecnologias
Formação professor
Pandemia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: RIBEIRO, Maria Abadia de Melo. As tecnologias na educação: cenário da pandemia nas escolas públicas. 2021. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33568
Data de defesa: 25-Nov-2021
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia (EaD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC .pdf349.93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.