Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33568
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRibeiro, Maria Abadia de Melo-
dc.date.accessioned2021-11-29T11:55:18Z-
dc.date.available2021-11-29T11:55:18Z-
dc.date.issued2021-11-25-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Maria Abadia de Melo. As tecnologias na educação: cenário da pandemia nas escolas públicas. 2021. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33568-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.subjectFormação professorpt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.titleAs tecnologias na educação: cenário da pandemia nas escolas públicaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Hélio Carlos Miranda de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8593388600195175pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Hélio Carlos Miranda de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8593388600195175pt_BR
dc.contributor.referee2Não se aplica-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8593388600195175pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo descrever um memorial resgatando minha trajetória de vida, através de momentos relevantes da minha história de vida e estudantil, trajetória esta que foi pautada no tradicionalismo onde os recursos de aprendizagem utilizados pelos professores eram o quadro negro, o giz, a fala e o livro didático. A escolha pelo curso do Magistério, ocorreu mais como falta de opção do que por vocação em ser professora, por morar em uma pequena cidade que não tem Universidade. Neste contexto só conseguiam cursar uma Universidade os sujeitos com maiores condições financeiras que tinham recursos para manter os filhos em outra cidade para estudar. Os menos favorecidos se formavam para o mercado de trabalho, e eu na época por não ter incentivo para cursar a universidade acabei optando por cursar o Magistério integrado ao Ensino Médio. As tecnologias sempre estiveram presentes na vida do ser humano e comigo não foi diferente. Mesmo com um pouco de atraso, as tecnologias estiveram presentes em minha vida. Tentei acompanhar um pouco essa evolução, fiz curso de datilografia e de informática. Por conhecer um pouco essa realidade e prezar por flexibilidade nos estudos optei por um curso EaD, que só se faz possível devido à evolução das tecnologias de comunicação e informação. As tecnologias disponíveis nos permitem desenvolver atividades educativas no ambiente virtual, oportunizando o acesso ao conhecimento sem o deslocamento dos interessados. Refletir sobre como as tecnologias auxiliam no processo educacional me motivou na escolha do tema do meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) por acreditar que a escola não pode ficar alheia a esta inovação. No contexto da pandemia do Covid-19, observou-se que tanto as escolas assim como os professores não estavam preparadas para propor aos alunos atividades de ensino mediadas pela tecnologia, necessitando possuir habilidades com várias ferramentas voltadas para o manejo tecnológico. Nesse sentido faz-se necessário investir na formação dos professores que na maioria das vezes não conseguem acompanhar esse desenvolvimento como tampouco desconhecem essa realidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration24pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.orcid.putcode103955576-
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC .pdf349.93 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.