Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33549
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRodrigues, Jaqueline de Jesus Constantino-
dc.date.accessioned2021-11-26T12:36:07Z-
dc.date.available2021-11-26T12:36:07Z-
dc.date.issued2021-10-29-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Jaqueline de Jesus Constantino. Memorial reflexivo: Freinet e o método natural. 2021. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33549-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCélestin Freinetpt_BR
dc.subjectMétodo naturalpt_BR
dc.subjectTateio experimentalpt_BR
dc.subjectMemorial reflexivopor
dc.titleMemorial reflexivo: Freinet e o método naturalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Arena, Adriana Pastorello Buim-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791554Y5&tokenCaptchar=03AGdBq26I2cYvZi-AncVmnYUILRS0KD6wwnzjytGdjC8IcbPC3hZjRYUT8n5LBjatKMEp1lrgNKqmlIhbf4yClRZcwrAM8QM5c1kbFpsdHAO0M6wEGT9jamJQGbe6h_m4CGfSe1MAiEI9j2gjs7i1rzCxeVRR46UoAreXnE2OLXrL6EJJ3CTbaSl4pKmrysQQ5XEA3pfoBZwYq1KCccBcLYMtvGH9FnZgWsgY9gFUkn4CClLsLvX7XybumdqEXEkBxpAiqjHZ8DfxRYlQ7iCipABAXX8_kaCwJYli85wLsSCPGBOZC7lPldRhkod0EullhsfIG-AbBz0dBX9p6R0cjIzw-eQ42TYDPgTChEPs5veL0QWxNfFsHdYgMXkmwDDvG0vCBUGHqijOZwwk-vbv2qO5GBCRF4GZ1cJEqZczCcBLgh_E0zhy91Ayw7ifKbYqFNPWRZ6UF-heNxHITSF4krP_67Z2KjgkrA.pt_BR
dc.contributor.referee1x, x-
dc.contributor.referee1Lattesxpt_BR
dc.contributor.referee2x, x-
dc.contributor.referee2Lattesxpt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia terá como tema central a Pedagogia de Freinet, com foco no processo de aprendizagem pelo tateamento experimental. Freinet, acreditava que o conhecimento era construído por meio do tateio experimental, respeitava a essência infantil, a criança era o centro da educação, prezava pela relação harmoniosa entre professor e aluno. Com a proposta de escrever um memorial reflexivo, esta monografia, busca analisar a pedagogia freinetiana e relacioná-la à minha jornada escolar, com foco no tateio experimental. A intenção é mostrar como a vida escolar infantil pode se tornar mais agradável, como a escola pode deixar de ser um local que limita e tira a liberdade infantil, para torna-se um local de relações de aprendizagem verdadeiramente construtivas para a vida. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, de obras de Célestin Freinet, e outros autores que descrevem e analisam a Pedagogia Freinet, é possível conhecer seu método e a importância deste para a educação que vise valorizar a essência infantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration26pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MemorialReflexivoFreinet.pdf283.77 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.