Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33546
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-5800-1178
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Término do embargo: 2021-10-20
Título: Diagnóstico socioambiental da APA – área de proteção ambiental “parque do goiabal” (Ituiutaba – mg)
Título(s) alternativo(s): Diagnóstico social y ambiental de APA - área de protección ambiental "parque do goiabal" (Ituiutaba - mg)
Autor(es): Silva, Joyce Robertta
Primeiro orientador: Gonçalves, Sérgio
Primeiro membro da banca: Soares, Arthur Viegas
Segundo membro da banca: Santana, Edilson de Freitas
Resumo: O presente trabalho é o resultado da realização de um diagnóstico socioambiental na área de Proteção Ambiental Parque do Goiabal. À luz da discussão sobre as áreas de proteção ambiental, objetivamos discorrer sobre as unidades de conservação ambiental, tomando o Parque do Goiabal como área de estudos, onde procuramos compreender os riscos e as potencialidades da APA. As metodologias utilizadas foram o levanmento de informaçõeos sobre a APA, os trabalhos de campo, a observação direta e a representação imagética e cartográfica das informações espaciais. As conclusões obticas é de que a APA apresenta uma série de problemas de gestão, com o abandoo de estruturas e infra estruturas, risco de incêndio, entrada sem controle de pessoas, além de lixo e outros problemas ambientais, todos explicitados como riscos internos. Observou-se uma variedades de riscos externos (pressão imobiliária, descuido com o entorno do parque, invasão de gado e de pessoas, fogo, lixo. Apesar dos problemas, há uma grande potencialidade do uso da APA Parque do Goiabal para atividades de turismo, lazer, além de toda a questão a preservação ambiental desse importante fragmento de cerrado.
Abstract: El trabajo es el resultado de la realización de um diagnostico socioambiental em el Área de Protección Ambiental Parque del Goiabal. A partir de la discussion cerca de áreas de proteccion ambiental, objetivamos discutir sobre las unidades de conservación ambiental, abordando la realidade del Parque del Goiabal, donde procuramos compreender los riesgos e las potencialidads dela PA. Las metodologias utilizadas ueran levantamentos de informaciones sobre el APA, trabajos de campo, observación directa, bien como represerntación de imagenes e cartogramas de las informaciones espaciales. Hemos concluído que eu APa presenta uma serie de problemas de gestion, como el abandono de las estructuras e infra estructuras, riesgo de incêndio florestal, acesso sin control de animales e personas, aún basura e otros problemas ambientales, todos catalogados como riesgos internor. Obervamos aún mas riestos em el entorno do parque, como la pressions imobiliárias, el descuido com o entorno do parque, a invasion de vacunos y persosas, el fuego y la basura. Mientras los vários problemas, el APA Parque do Goiabal possue potencialidades para el uso em actividades de turismo, lazer preservación ambienta de este importante fragmento de savana tipo cerrado.
Palavras-chave: Unidades de conservação ambiental
Gestão ambiental
Vulnerabilidade ambientais
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA URBANA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SILVA, Joyce Robertta. Diagnóstico socioambiental da APA – área de proteção ambiental “parque do goiabal” (Ituiutaba – mg). 2021. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33546
Data de defesa: 20-Out-2021
Aparece nas coleções:TCC - Geografia (Ituiutaba / Pontal)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DiagnósticoSocioambientalAPA.pdf9.93 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons