Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33546
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-5800-1178
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Fecha de embargo: 2021-10-20
Título: Diagnóstico socioambiental da APA – área de proteção ambiental “parque do goiabal” (Ituiutaba – mg)
Título (s) alternativo (s): Diagnóstico social y ambiental de APA - área de protección ambiental "parque do goiabal" (Ituiutaba - mg)
Autor: Silva, Joyce Robertta
Primer orientador: Gonçalves, Sérgio
Primer miembro de la banca: Soares, Arthur Viegas
Segundo miembro de la banca: Santana, Edilson de Freitas
Resumen: O presente trabalho é o resultado da realização de um diagnóstico socioambiental na área de Proteção Ambiental Parque do Goiabal. À luz da discussão sobre as áreas de proteção ambiental, objetivamos discorrer sobre as unidades de conservação ambiental, tomando o Parque do Goiabal como área de estudos, onde procuramos compreender os riscos e as potencialidades da APA. As metodologias utilizadas foram o levanmento de informaçõeos sobre a APA, os trabalhos de campo, a observação direta e a representação imagética e cartográfica das informações espaciais. As conclusões obticas é de que a APA apresenta uma série de problemas de gestão, com o abandoo de estruturas e infra estruturas, risco de incêndio, entrada sem controle de pessoas, além de lixo e outros problemas ambientais, todos explicitados como riscos internos. Observou-se uma variedades de riscos externos (pressão imobiliária, descuido com o entorno do parque, invasão de gado e de pessoas, fogo, lixo. Apesar dos problemas, há uma grande potencialidade do uso da APA Parque do Goiabal para atividades de turismo, lazer, além de toda a questão a preservação ambiental desse importante fragmento de cerrado.
Abstract: El trabajo es el resultado de la realización de um diagnostico socioambiental em el Área de Protección Ambiental Parque del Goiabal. A partir de la discussion cerca de áreas de proteccion ambiental, objetivamos discutir sobre las unidades de conservación ambiental, abordando la realidade del Parque del Goiabal, donde procuramos compreender los riesgos e las potencialidads dela PA. Las metodologias utilizadas ueran levantamentos de informaciones sobre el APA, trabajos de campo, observación directa, bien como represerntación de imagenes e cartogramas de las informaciones espaciales. Hemos concluído que eu APa presenta uma serie de problemas de gestion, como el abandono de las estructuras e infra estructuras, riesgo de incêndio florestal, acesso sin control de animales e personas, aún basura e otros problemas ambientales, todos catalogados como riesgos internor. Obervamos aún mas riestos em el entorno do parque, como la pressions imobiliárias, el descuido com o entorno do parque, a invasion de vacunos y persosas, el fuego y la basura. Mientras los vários problemas, el APA Parque do Goiabal possue potencialidades para el uso em actividades de turismo, lazer preservación ambienta de este importante fragmento de savana tipo cerrado.
Palabras clave: Unidades de conservação ambiental
Gestão ambiental
Vulnerabilidade ambientais
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA URBANA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SILVA, Joyce Robertta. Diagnóstico socioambiental da APA – área de proteção ambiental “parque do goiabal” (Ituiutaba – mg). 2021. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33546
Fecha de defensa: 20-oct-2021
Aparece en las colecciones:TCC - Geografia (Ituiutaba / Pontal)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
DiagnósticoSocioambientalAPA.pdf9.93 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons