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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33542
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-0907-161X |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States |
Título: | Avaliação teórica da adsorção de compostos sulfurados e nitrogenados presentes em combustível diesel utilizando zeólitas |
Autor(es): | Silveira, Matheus Martins da |
Primeiro orientador: | Oliveira, Thamayne Valadares de |
Primeiro membro da banca: | x, x |
Segundo membro da banca: | x, x |
Resumo: | Com o passar dos anos houve um aumento do consumo do óleo diesel, e hoje este se apresenta como o combustível mais produzido e utilizado no Brasil, mas o óleo diesel possui compostos contaminantes com heteroátomos de enxofre (S) e nitrogênio (N) que durante o processo de combustão geram óxidos tóxicos e que possuem efeitos negativos como a chuva ácida e a mortande de peixes ao serem emitidos na atmosfera. A dessulfurização e a desnitrogenação do combustível diesel vêm sendo amplamente estudadas para a redução da emissão de óxidos de enxofre e nitrogênio na atmosfera e consequente redução dos seus impactos ambientais. O principal tratamento para a dessulfurização e a desnitrogenação é o hidrotratamento, que utiliza H2 em alta temperatura e alta pressão para remover os heteroátomos de enxofre e nitrogênio dos compostos presentes no óleo diesel, na forma de H2S e NH3, respectivamente. Diversos tratamentos alternativos vêm surgindo, ao longo do tempo, para completar a remoção necessária, prevista em lei, de tais compostos do óleo diesel, e uma alternativa amplamente estudada é a adsorção por meio de zeólitas, que são aluminossilicatos porosos com capacidade de reter algumas moléculas em seus poros. Os recentes estudos mostram o que tem sido investigado nesta área para a remoção de compostos nitrogenados: um dos trabalhos estudou a zeólita CrY para a remoção de quinolina; houve também um trabalho que realizou um estudo comparativo entre as zeólitas NaY e YY para a remoção de indolina e quinolina; e um visando estudar um aluminossilicato amorfo como adsorvente para quinolina, acridina e fenantridina; e para a remoção de compostos sulfurados: um estudo observou a clinoptilolita, uma zeólita natural e suas derivadas de trocas iônicas com Ni e Cu para a remoção de dibenzotiofenos (DBT) e 4,6 dimetildibenzotiofeno (4,6 DMDBT); e o último estudo comparou a adsorção de dibenzotiofeno a partir de uma zeólita Y e suas 3 derivadas (CuY, CuSAY e USY) para a remoção de benzotiofenos (BT) e dibenzotiofenos. |
Palavras-chave: | Adsorção Dessulfurização Desnitrogenação Óleo diesel Zeólitas |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::OPERACOES INDUSTRIAIS E EQUIPAMENTOS PARA ENGENHARIA QUIMICA::OPERACOES DE SEPARACAO E MISTURA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | SILVEIRA, Matheus Martins da. Avaliação teórica da adsorção de compostos sulfurados e nitrogenados presentes em combustível diesel utilizando zeólitas. 2020. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33542 |
Data de defesa: | 13-Out-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC - Engenharia Química |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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