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dc.creatorSilveira, Matheus Martins da-
dc.date.accessioned2021-11-25T17:35:32Z-
dc.date.available2021-11-25T17:35:32Z-
dc.date.issued2020-10-13-
dc.identifier.citationSILVEIRA, Matheus Martins da. Avaliação teórica da adsorção de compostos sulfurados e nitrogenados presentes em combustível diesel utilizando zeólitas. 2020. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33542-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Aberto*
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectAdsorçãopt_BR
dc.subjectDessulfurizaçãopt_BR
dc.subjectDesnitrogenaçãopt_BR
dc.subjectÓleo dieselpt_BR
dc.subjectZeólitaspt_BR
dc.titleAvaliação teórica da adsorção de compostos sulfurados e nitrogenados presentes em combustível diesel utilizando zeólitaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Thamayne Valadares de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8217534758331184pt_BR
dc.contributor.referee1x, x-
dc.contributor.referee1Lattesxpt_BR
dc.contributor.referee2x, x-
dc.contributor.referee2Lattesxpt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoCom o passar dos anos houve um aumento do consumo do óleo diesel, e hoje este se apresenta como o combustível mais produzido e utilizado no Brasil, mas o óleo diesel possui compostos contaminantes com heteroátomos de enxofre (S) e nitrogênio (N) que durante o processo de combustão geram óxidos tóxicos e que possuem efeitos negativos como a chuva ácida e a mortande de peixes ao serem emitidos na atmosfera. A dessulfurização e a desnitrogenação do combustível diesel vêm sendo amplamente estudadas para a redução da emissão de óxidos de enxofre e nitrogênio na atmosfera e consequente redução dos seus impactos ambientais. O principal tratamento para a dessulfurização e a desnitrogenação é o hidrotratamento, que utiliza H2 em alta temperatura e alta pressão para remover os heteroátomos de enxofre e nitrogênio dos compostos presentes no óleo diesel, na forma de H2S e NH3, respectivamente. Diversos tratamentos alternativos vêm surgindo, ao longo do tempo, para completar a remoção necessária, prevista em lei, de tais compostos do óleo diesel, e uma alternativa amplamente estudada é a adsorção por meio de zeólitas, que são aluminossilicatos porosos com capacidade de reter algumas moléculas em seus poros. Os recentes estudos mostram o que tem sido investigado nesta área para a remoção de compostos nitrogenados: um dos trabalhos estudou a zeólita CrY para a remoção de quinolina; houve também um trabalho que realizou um estudo comparativo entre as zeólitas NaY e YY para a remoção de indolina e quinolina; e um visando estudar um aluminossilicato amorfo como adsorvente para quinolina, acridina e fenantridina; e para a remoção de compostos sulfurados: um estudo observou a clinoptilolita, uma zeólita natural e suas derivadas de trocas iônicas com Ni e Cu para a remoção de dibenzotiofenos (DBT) e 4,6 dimetildibenzotiofeno (4,6 DMDBT); e o último estudo comparou a adsorção de dibenzotiofeno a partir de uma zeólita Y e suas 3 derivadas (CuY, CuSAY e USY) para a remoção de benzotiofenos (BT) e dibenzotiofenos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Químicapt_BR
dc.sizeorduration40pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::OPERACOES INDUSTRIAIS E EQUIPAMENTOS PARA ENGENHARIA QUIMICA::OPERACOES DE SEPARACAO E MISTURApt_BR
dc.orcid.putcode103781788-
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