Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33532
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-2897-1568 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Letramento literário: práticas de leitura do texto poético no 6º ano do ensino fundamental |
Título (s) alternativo (s): | Literary literacy: reading practices of poetic text in the 6th year of elementary school |
Autor: | Andrade, Márcia Marques |
Primer orientador: | Santos, Gilson José dos |
Primer miembro de la banca: | Souza, Rômulo Francisco de |
Segundo miembro de la banca: | Araújo, Maurício Viana de |
Resumen: | A leitura literária, na escola, deve tornar o aluno um leitor mais ativo, capacitandoo para a reflexão a respeito de assuntos relevantes para o desenvolvimento de sua formação leitora, tendo como ponto de partida a observação e a análise da linguagem multissignificativa do texto literário e, em consequência, a construção de sentidos do que leu. Em decorrência disso, este trabalho tem como objetivo principal contribuir para a promoção do letramento literário por meio de práticas de leitura do texto artístico, especialmente de textos poéticos, organizadas em sequências didáticas de acordo com os pressupostos de Cosson (2018). Os objetivos específicos desta proposta visam à ampliação do repertório de leitura literária em sala de aula por meio de propostas metodológicas com o gênero lírico; ao estímulo da proficiência da compreensão e produção de textos; e ao oferecimento de pressupostos teóricos aos professores que atuam no 6º ano do Ensino Fundamental, especificamente, na disciplina de Língua Portuguesa. Diante os objetivos – geral e específicos – definidos, estabeleceuse como finalidade desta pesquisa o fomento ao letramento literário e sua contribuição para a formação leitora dos alunos. |
Abstract: | Literary reading at school should make the student a more active reader, enabling him to reflect on issues relevant to the development of his reading training, taking as a starting point the observation and analysis of the multisignificant language of the text literary and, consequently, the construction of meanings of what he read. As a result, this work has as main objective to contribute to the promotion of literary literacy through reading practices of artistic text, especially poetic texts, organized in didactic sequences according to the assumptions of Cosson (2018). The specific objectives of this proposal aim to expand the repertoire of literary reading in the classroom through methodological proposals with the lyrical genre; stimulating proficiency in understanding and producing texts; and the provision of theoretical assumptions to teachers who work in the 6th year of Elementary School, specifically, in the discipline of Portuguese Language. The purpose of this research is to foster literary literacy and contribute to students' reading training |
Palabras clave: | Formação leitora Letramento literário Sequência didática Reader training Literary literacy Following teaching |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Tema: | Linguística Letramento Literatura - Estudo e ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional) |
Cita: | MARQUES, Márcia Andrade. Letramento literário: práticas de leitura do texto poético no 6º ano do ensino fundamental. 2021. 120 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.526 |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.526 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33532 |
Fecha de defensa: | 30-ago-2021 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
LetramentoLiterárioPráticas.pdf | Dissertação | 3.67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.