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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33531
ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-2738-7885 |
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Embargo Date: | 2023-10-29 |
Title: | O reconhecimento de si e do outro: uma experiência literária com a leitura subjetiva em sala de aula |
Alternate title (s): | Recognition of oneself and the other: a literary experience with subjective reading in the classroom |
Author: | Silva, Mariana Carvalho Costa e |
First Advisor: | Biella, João Carlos |
First member of the Committee: | Ferreira, Carolina Duarte Damasceno |
Second member of the Committee: | Silva, Walleska Bernardino |
Summary: | Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras, da Universidade Federal de Uberlândia. A motivação para a sua elaboração surgiu da necessidade de se propor novas metodologias de ensino voltadas para o letramento literário e a formação do jovem leitor que oportunizem aos alunos, por meio da dimensão subjetiva da leitura, um encontro potencial com a literatura em sala de aula. Para isso, traçamos um percurso que se iniciou com um levantamento bibliográfico que perpassou os documentos oficiais, como a BNCC; reflexões acerca do letramento literário, baseadas em Soares (2001, 2003), Kleiman (1995), Cosson (2012, 2014), Paulino (2004, 2010), Paulino e Cosson (2009); considerações a respeito da dimensão subjetiva da leitura literária de acordo com Barthes (2004), Iser (1996-9), Petit (2008, 2009, 2013), Jouve (2002, 2013), Langlade (2013), Rouxel (2013a, 2013c, 2014) e Rouxel e Langlade (2013); a relevância dos diários de leitura como expressão da subjetividade do aluno-leitor com base em Rouxel (2012a, 2012b, 2014), Souza (2020) e Machado, Lousada e Abreu-Tardelli (2007); a polêmica em relação à escrita literária na escola a partir das ponderações de Rezende (2018), Andruetto (2012), Antunes (2015), Houdart-Mérot (2013) e Rouxel (2012a); e as concepções sobre o conto e o miniconto, sob a perspectiva dos gêneros literários, segundo Cortázar (1974), Gotlib (1985), Piglia (2004) e Spalding (2012). Porém, ao nos debruçamos sobre o desenvolvimento de uma proposta didática, fomos surpreendidos com a pandemia causada pelo Sars-CoV-2, que suspendeu as atividades presenciais nas escolas brasileiras. Por isso, a intervenção metodológica planejada para acontecer presencialmente com turmas de 8º ano do Ensino Fundamental II de uma escola estadual da rede pública do município de Uberlândia/MG foi reconfigurada para ser aplicada remotamente. Incluímos novas perspectivas trazidas pelo ambiente virtual, como o trabalho com as fanfics, levando em conta as colocações de Vargas (2015) e Chartier (1999), com o intuito de priorizar o protagonismo juvenil oportunizado pela cultura digital. Chegamos, assim, à intervenção apresentada e descrita neste trabalho, fundamentada na metodologia de pesquisa-ação de Thiollent (1986) e apoiada em Cosson (2012), Andruetto (2012), Bajour (2012), Rouxel (2012b, 2013c) e Pennac (1993). Fizemos a opção por oficinas, cujos objetos de fruição estética foram contos e minicontos ficcionais e que contemplaram a leitura do texto literário, a escuta, a conversa e a escrita – de diários de leitura, de minicontos e de fanfics. Concluímos, portanto, que esta pesquisa pode contribuir para uma mudança de cenário nas aulas de literatura em que a expressão da subjetividade dos alunos-leitores seja o ponto central e para que, assim, através das experiências de leitura proporcionadas pelo diálogo com os textos lidos, eles possam, em um exercício de identificação, alteridade e empatia, reconhecer e compreender melhor si mesmos, o outro e o mundo que os cerca. |
Abstract: | This work is the result of a research performed in the Program for Post-Graduate Professional Master Degree in the Letters Course, in the Federal University of Uberlandia. The motivation for its elaboration came from the necessity of proposing new teaching methodologies turned to literary literacy, and the formation of young readers which may create opportunities for the students, through the subjective dimension in reading, a potential encounter with literature in the classroom. To do so, we traced a course which began with a bibliographic research which passed through official documents, such as BNCC; reflections regarding literary literacy, based on Soares (2001, 2003), Kleiman (1995), Cosson (2012, 2014), Paulino (2004, 2010), Paulino and Cosson (2009); considerations about the subjective dimension of the literary reading according to Barthes (2004), Iser (1996-9), Petit (2008, 2009, 2013), Jouve (2002, 2013); the relevance of the reading journals as expression of subjectivity by the student-reader based in Rouxel (2012a, 2012b, 2014), Souza (2020) and Machado, Lousada and Abreu-Tardelli (2007); the controversy regarding the literary writing in schools from the pondering of Rezende (2018), Andruetto (2012), Antunes (2015), Houdart-Mérot (2013) and Rouxel (2012a); and the conceptions about stories and short stories, under the perspective of literary genres, according to Cortázar (1974), Gotlib (1985), Piglia (2004) and Spalding (2012). However, upon dedicating ourselves to the development of a didactic approach, we were surprised by the pandemic caused by Sars-CoV-2, which suspended the present activities in the Brazilian schools. Given this event, the methodological intervention planned to happen in person with classes from the 8th grade from the Elementary II from a public school in the municipality of Uberlandia – MG, was reconfigured to be applied remotely. We included new perspectives brought by the virtual environment, such as the work with fanfics, considering the statements by Vargas (2015) and Chartier (1999), with the purpose of prioritizing the juvenile protagonism offered by the digital culture. Thus, we arrived to the intervention presented and described in this work, based by the action-research methodology by Thiollent (1986) and supported in Cosson (2012), Andruetto (2012), Bajour (2012), Rouxel (2012b, 2013c) and Pennac (1993). We chose workshops, which objects for aesthetic fruition were fictional stories and short stories which contemplated the reading of literary texts, the listening, speaking and writing – of reading journals, short stories and fanfics. We concluded, thus, that this research may contribute to a change in the scenario of literature classes in which the expression of subjectivity from the students-readers may be the focus and that, thus, through the reading experiences offered by dialogue with the read texts, they may, in an exercise about otherness, identification, and empathy, to better recognize and comprehend themselves, other people and the world around them. |
Keywords: | Letramento Literário Literary Literacy Formação do Leitor Reader Formation Leitura Subjetiva Subjective Reading Diários de Leitura Reading Journals Ensino Remoto Remote Education Reconhecimento Recognition Identificação Identification Alteridade Otherness Empatia Empaty |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Subject: | Linguística Letramento Literatura - Estudo e ensino Leitura - Estudo e ensino |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional) |
Quote: | SILVA, Mariana Carvalho Costa e. O reconhecimento de si e do outro: uma experiência literária com a leitura subjetiva em sala de aula. 2021. 200 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.566. |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.566 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33531 |
Date of defense: | 1-Sep-2021 |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional) |
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