Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33505
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPereira, Ana Caroline Manso-
dc.date.accessioned2021-11-23T18:28:51Z-
dc.date.available2021-11-23T18:28:51Z-
dc.date.issued2021-11-10-
dc.identifier.citationPEREIRA, Ana Caroline Manso. "De secretária escolar à pedagoga - a importância da afetividade nas relações pedagógicas. 2021. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33505-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectRelações pedagógicaspt_BR
dc.subjectEmocionalpt_BR
dc.title"De secretária escolar à pedagoga" - a importância da afetividade nas relações pedagógicaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Longhini, Iara Maria Mora-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790627D9&tokenCaptchar=03AGdBq24v9_37DHKFuaKZfb1h-yDjhnql9LgHjj8VBVywUd6pimHW6CqMDzmCfAR66avsfEa81R_dlUaF2wuVLtq2NVYs1nUilB4RCFmYH36yb2zhKmf7ODkcv0hrZc-fyQ69WgOZaXGYCgQzJqOtdOCEeVB2ZTcZ9eNmnc4gayjiuuBHIucKpYyRHdPK_Lb92Ntpk2dp0HgQ6GKM26QFSIJ6aUdfToGZVT6ta7azLGLxuFyV6OIBCIjq6ri0-y3IFBLE-tKLazTggJui1_d09GyOB69Gaer0LSO3Mm4JFUqpgpgZXUt5MO9WOwh56lFZFd0jJQgHCT9Vzz4qxEHpVFZ0nkG_w3IRFPi1hNQJBxl0RsHma8rQcyT56CaxkD86ayHU9J2T2BCwj3vG0AC7_yIZ-_4sbRh7gNVGk7nmpbZhADXxBIiRLaNFpjaTB59RaasspKVDa-Rl5ijOo1AjqEV8tP4C5Ri8Awpt_BR
dc.contributor.referee1Longhini, Marcos Daniel-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760380A4&tokenCaptchar=03AGdBq27NlxGmG97mjrf_jv9f2AY-zQ3ar408LsQJXbBWAxW7zb5OAQH0XxWaKB_bNcSxMAtmtIEoYPoEfxXXP3bhzYAaViFRaP4MMiUObXD6s1ZlBewnEWvzhWkIMWsIPexv_ODLIWTzb__cj9rM9dt9ZNxnKe1DNLKMuxebwOszN5O9y72cyM1O3FplfQKhFy_vFHgRyQmg-5uPTKUEd1azPQOiqfAZDFhBjOH8rQVBCVAafPpepzWiSeEssUn1Bn3RlSTc-05et2q9ZbfmOLFQVb0JyZVQQMNYH4k4mGch2wxsxazl6E8k32I3iNc7PyCNzq8AatMTQ7UVOeMQoKTK1MBM1E-3GxJ59rtIWlu-mrdkFQ5nQZeYP3xkUJR2GheywMvsCC7IAgZ4kvSIPQE4w2KNIs7SaZGeI_0-3pr-lHN_FX0370L7geqBDHKcPaOewofxk0aLAb1rQU-OCKGFFhFPkyIt3Qpt_BR
dc.contributor.referee2x, x-
dc.contributor.referee2Lattesxpt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho acadêmico é resultado dos estudos e pesquisas desenvolvidos no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED), na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e das reflexões e vivências sobre como a afetividade reflete e exerce influência nas relações pedagógicas. Apresenta a importância de docente e discente estarem conectados numa cooperação mútua de diálogo e parceria constantes para que o processo de ensino e aprendizagem se torne efetivo de maneira prazerosa. Foram considerados aspectos psicológicos, emocionais e afetivos, considerando-os conceitos essenciais para a constituição do conhecimento. Uma relação positiva e bem estabelecida pode levar o indivíduo a ter um maior comprometimento em determinadas situações. Através de pesquisas bibliográficas o presente trabalho mostra que o mesmo acontece em sala de aula, onde o docente lida o tempo todo com o emocional do educando, estando a afetividade presente durante todo o processo de ensino e aprendizagem. Uma relação pedagógica bem estruturada se faz necessário, haja vista que, o professor, é o sujeito que o estudante tem como referência dentro do ambiente escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration18pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.description.embargo2021-11-10-
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SecretáriaEscolarPedagoga.pdf228.67 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.