Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33478
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSoares, Eldimene Maria-
dc.date.accessioned2021-11-23T13:13:58Z-
dc.date.available2021-11-23T13:13:58Z-
dc.date.issued2021-11-12-
dc.identifier.citationSOARES, Eldimene Maria. Olhares sobre a música a partir da psicologia histórico-cultural. 2021. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33478-
dc.description.abstractThis work aims to present studies developed in the Pedagogy course, during the year 2021. We will present our memories with music and also address some views on music from the Historical-cultural Theory. The methodology used was the bibliographical research, in which we contemplated studies on “music” based on Historical-cultural Psychology. In general terms, we can understand the importance of music as part of popular culture and how it makes a difference when worked in the context of education, being a rich subsidy that stimulates creativity in the individual, sharpens curiosity, facilitates children's learning and socialization . Musicalization, when used in educational institutions, contributes to the integral formation of children, as the act of educating requires joy, commitment and emotion, in addition to bringing experiences that enrich the relationship between teachers and students, creating an environment rich in possibilities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMemóriaspt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectPsicologia histórico-culturalpt_BR
dc.titleOlhares sobre a música a partir da psicologia histórico-culturalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Fernanda Duarte Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4746160P6&tokenCaptchar=03AGdBq25RLr-OEYVfTF6IHPF24wmi8XiS3oynhuQNEC7Jow6jpmhxjy51sHUl7LhPg6H0fudD604ds3d4DL9Bq4RFlbjP8SNNzap5X2z3NB_aYomp8JPciLvz4HYFLe3O6O3Yr67xgUUN4Gl5JhTnujaLca45bricrmJyhdQ8bsyfdBrQrXK9xkRcRxgWEgjmsow-LvSh86fpc6BZFyMOAkNeWMxT00TN6IOV39kF1vT8b5B7h4T3PmoyDkhlpEUQK9Y2gutWOsOtzYQ8Ni0ADo49tu1bNhpHG4q6XfcRYg72AZl7tPm7d-iTV-_IQVk22zjD9hCY9Vcpea-vggrYKG-M0cT2NwV5hL8CAwTdweF9wwZUvY5PIv0C3RpfoD5SaRIlLar_aKJ7MmCFafEvBChI6wyz4HIs1pn3b3jujSPZz8r1A3HeNFFRK8xiv_zpFvoSOtgt-0sdIFEkQpfMbwVWeuASgOhq5gpt_BR
dc.contributor.referee1Miyoshi, Simone Cléa dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763995Y6&tokenCaptchar=03AGdBq27QUl_gIcbMGV0E0XdCmyQ-oBcgkrfIYl1kvhkG-z9rdXbPuyl-eOFQ6ysWL9wwqQCPjhJTb7wyiLHlNpjtzXzsASy_95Kx5ln9Qi3VfAEhAmNSleet9wiXHiGkeNHyfDGRIb9iO1HXJo-BLwCpC6O0crO7Q-SUVeOE_M8Xlxdmfk1yuhFe6yuKKtvf0RjFc16j6kD9YxHk9JV-Iz4KcngtUeq0BYw8MHEIQxl1ibV-vumP837mKX9WY0ScsPAX6V3NasemtKe3W7k6B8c3uzOkLo0zorEHkahY-r_GbmUkcBYbNGXskbxtJxM2uxaEuwrdE62V8Lb1VNJ1ro5XwPrC1JmlkbeM1hDCeNwO1jdzm0qnQDmfumGGgj-RMEGas4_-5HYptfQmLGpMIANqqZ7O6ilEq8lFXyj4nKcYCmz2V3Spoi7-sirvL4tktqxJ2E2gW2u7rWyiWqpIWy3PUwIPGJc-YQpt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves, Glaucia Signorelli de Queiroz Gonçalves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778832T1&tokenCaptchar=03AGdBq24M9A0f2_GPXzlR3wvdxpsuYqgCUyb6KVFoSI4CEwXejGySgXpe0IuEf97MHaT7Ds-I2mVnshIFdAq--AsD-YhRlDcnPOwXEqdwl6ShOUzp7kJJRssXZwP3ifbVgyDoGb0G3zm17fHmHtHRyg3GcuEGTDEGcrCGJPPM3f7pRstyMiAQ7ex7svEB7Y4rn2HbW1Z6B8uqudWhQn2WL28DcXLJ61IYmx4lMI9gzDQc0exHOSJ6gwKrBy_raaUnIktcn9-9CVH76YCEjZ0j1LiKfutR8MwQRPEoZTuv7WbJwrGMR2mdjw1iis6H7xPGIEFBxfX1aY9qoZg5ss2_2tSozu17tzZCai-4PBLdwZ9WN8gbThaF0lyPyyI51VC5TpKCVBr7FofDBbJsq93CgvOk1QcPzwa7jeGPDxCy1RdlkvQqUqQbSPj0V0J8Db1YBjuM2PcnKSP_v_I0Dvoe8O_GWijitAK4wApt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo apresentar estudos desenvolvidos no curso de Pedagogia, durante o ano de 2021. Apresentaremos nossas memórias com a música e também abordaremos alguns olhares sobre a música a partir da Teoria Histórico-cultural. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, no qual contemplamos estudos sobre a “música” a partir da Psicologia Histórico- cultural. Em linhas gerais, podemos compreender a importância da música como parte da cultura popular e como ela faz a diferença quando trabalhada no contexto da educação sendo um rico subsídio que estimula no indivíduo a criatividade, aguça a curiosidade, facilita a aprendizagem e a socialização das crianças. A musicalização quando utilizada nas instituições educativas, contribui com a formação integral das crianças, pois o ato de educar exige alegria, compromisso e emoção, além de trazer experiências que enriquecem a relação entre professores e alunos criando um ambiente rico de possibilidades.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration23pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OlharesSobreMúsica.pdf579.6 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.