Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33437
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-2844-4565
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Guia de músicas para abordagens dos Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) no ensino fundamental II
Título(s) alternativo(s): Music guide for approaches of Contemporary Transversal Themes (CTTs) in elementary school II
Autor(es): Oliveira, Jean Victor de
Primeiro orientador: Tavares Júnior, Melchior José
Primeiro membro da banca: Pereira, Francielle Amancio
Segundo membro da banca: Souza, Paulo Vitor Teodoro de
Resumo: Os Temas Contemporâneos Transversais (TCT’s) são um desafio para sua abordagem na educação básica. A partir dessa premissa, produzimos um Guia de músicas populares em uma plataforma digital, contendo 111 obras, distribuídas nos diversos gêneros musicais brasileiros. O guia eletrônico, disponível no seguinte link eletrônico: <https://www.sites.google.com/view/guiademusicastcts>, contém as seguintes categorias de acesso: home, orientações, temas contemporâneos transversais, subtemas contemporâneos transversais, título da música, e gênero musical. O produto foi avaliado por 41 professores distribuídos nas nove disciplinas do ensino fundamental II a partir de um questionário formulado por meio do google forms. Nessa pesquisa qualitativa, os resultados apontaram que os professores apreciam a utilização de músicas em sala de aula, que tiveram contato com estas desde a época em que eram alunos do ensino fundamental, inclusive sugeriram músicas para o guia. Embora a busca e análise dessas obras tenha sido exaustiva, a satisfação é dupla: uma mudança pessoal e profissional na relação com a música como recurso didático; a percepção de que os professores acreditam que o guia tem a possibilidade de contribuir para o ensino dos TCTs.
Abstract: approach in basic education. Based on this premise, we produced a guide to popular songs on a digital platform, containing 111 works, distributed in different Brazilian musical genres. The electronic guide, available at the following electronic link: <https://www.sites.google.com/view/guiademusicastcts>, contains the following access categories: home, orientations, contemporary transversal themes, contemporary transversal subthemes, song title, and musical genre. The product was evaluated by 41 teachers distributed in the nine disciplines of elementary school II from a questionnaire formulated using google forms. In this qualitative research, the results showed that teachers appreciate the use of musicin the classroom, that they had contact with it since they were elementary school students, and they even suggested songs for the guide. Although the search and analysis of these works have been exhausting, the satisfaction is twofold: a personal and professional change in the relationship with music as a didactic resource; the perception that teachers believe that the guide has the possibility of contributing to the teaching of CTTs (TCTs).
Palavras-chave: Temas Contemporâneos Transversais
Contemporary Transversal Themes
Guia de Músicas
Music Guide
Recurso didático
Teaching Recourse
Ensino Fundamental II
Elementary School II
Ciência - Estudo ensino
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Assunto: Ciência - Estudo e ensino
Música - Instrução e estudo
Música na educação
Didática, metodologia, prática de ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Referência: OLIVEIRA, Jean Victor de. Guia de músicas para abordagens dos Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) no ensino fundamental II. 2021. 50 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.509.
Identificador do documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.509
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33437
Data de defesa: 13-Ago-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GuiaMusicasAbordagens.pdfDissertação5.28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
GuiaMusicasAbordagenss.pdfProduto didático10.99 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons