Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33437
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Jean Victor de-
dc.date.accessioned2021-11-18T15:28:29Z-
dc.date.available2021-11-18T15:28:29Z-
dc.date.issued2021-08-13-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Jean Victor de. Guia de músicas para abordagens dos Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) no ensino fundamental II. 2021. 50 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.509.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33437-
dc.description.abstractapproach in basic education. Based on this premise, we produced a guide to popular songs on a digital platform, containing 111 works, distributed in different Brazilian musical genres. The electronic guide, available at the following electronic link: <https://www.sites.google.com/view/guiademusicastcts>, contains the following access categories: home, orientations, contemporary transversal themes, contemporary transversal subthemes, song title, and musical genre. The product was evaluated by 41 teachers distributed in the nine disciplines of elementary school II from a questionnaire formulated using google forms. In this qualitative research, the results showed that teachers appreciate the use of musicin the classroom, that they had contact with it since they were elementary school students, and they even suggested songs for the guide. Although the search and analysis of these works have been exhausting, the satisfaction is twofold: a personal and professional change in the relationship with music as a didactic resource; the perception that teachers believe that the guide has the possibility of contributing to the teaching of CTTs (TCTs).pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/us/*
dc.subjectTemas Contemporâneos Transversaispt_BR
dc.subjectContemporary Transversal Themespt_BR
dc.subjectGuia de Músicaspt_BR
dc.subjectMusic Guidept_BR
dc.subjectRecurso didáticopt_BR
dc.subjectTeaching Recoursept_BR
dc.subjectEnsino Fundamental IIpt_BR
dc.subjectElementary School IIpt_BR
dc.subjectCiência - Estudo ensinopt_BR
dc.titleGuia de músicas para abordagens dos Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) no ensino fundamental IIpt_BR
dc.title.alternativeMusic guide for approaches of Contemporary Transversal Themes (CTTs) in elementary school IIpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Tavares Júnior, Melchior José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9852264647189506pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Francielle Amancio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4781430799596686pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Paulo Vitor Teodoro de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9812092792083903pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7572034458895568pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoOs Temas Contemporâneos Transversais (TCT’s) são um desafio para sua abordagem na educação básica. A partir dessa premissa, produzimos um Guia de músicas populares em uma plataforma digital, contendo 111 obras, distribuídas nos diversos gêneros musicais brasileiros. O guia eletrônico, disponível no seguinte link eletrônico: <https://www.sites.google.com/view/guiademusicastcts>, contém as seguintes categorias de acesso: home, orientações, temas contemporâneos transversais, subtemas contemporâneos transversais, título da música, e gênero musical. O produto foi avaliado por 41 professores distribuídos nas nove disciplinas do ensino fundamental II a partir de um questionário formulado por meio do google forms. Nessa pesquisa qualitativa, os resultados apontaram que os professores apreciam a utilização de músicas em sala de aula, que tiveram contato com estas desde a época em que eram alunos do ensino fundamental, inclusive sugeriram músicas para o guia. Embora a busca e análise dessas obras tenha sido exaustiva, a satisfação é dupla: uma mudança pessoal e profissional na relação com a música como recurso didático; a percepção de que os professores acreditam que o guia tem a possibilidade de contribuir para o ensino dos TCTs.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration50pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.509pt_BR
dc.orcid.putcode103428661-
dc.crossref.doibatchid532beda4-b844-4c3e-ab2d-ce17718ffdbb-
dc.subject.autorizadoCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.autorizadoMúsica - Instrução e estudopt_BR
dc.subject.autorizadoMúsica na educaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoDidática, metodologia, prática de ensinopt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GuiaMusicasAbordagens.pdfDissertação5.28 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
GuiaMusicasAbordagenss.pdfProduto didático10.99 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons