Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33423
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Fecha de embargo: 2021-12-17
Título: Ensinoaprendizagem de música na Camerata de Cordas Dedilhadas, Grupo de Referência do Projeto Guri - polo ACIF Franca - SP
Título (s) alternativo (s): Teaching and learning music at Camerata de Cordas Dedilhadas, Reference Group at Projeto Guri, ACIF Franca pole - SP
Autor: Almeida, Lucas Ignácio de
Primer orientador: Morato, Cíntia Thais
Primer miembro de la banca: Gonçalves, Lilia Neves
Segundo miembro de la banca: Silva, Ruth de Sousa Ferreira
Resumen: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como tema o processo de ensinoaprendizagem musical nos ensaios do Grupo de Referência Camerata de Cordas Dedilhas do Projeto Guri - Polo ACIF Franca-SP. O objetivo geral da pesquisa que originou este TCC consistiu em compreender como ocorre o processo de ensinoaprendizagem musical nesse Grupo de Referência. Para tanto, foram estabelecidos quatro objetivos específicos: conhecer como se dá a estrutura e a organização dos ensaios da Camerata de Cordas Dedilhadas; conhecer como os alunos participantes da Camerata aprendem música; identificar os conteúdos de música vivenciados pelos participantes da Camerata; compreender como as relações sociais estabelecidas pelos alunos participantes da Camerata de Cordas Dedilhadas potencializam a sua aprendizagem musical. Seguindo a abordagem da pesquisa qualitativa, os dados foram coletados, e registrados em Diário de Campo, por meio da observação de seis ensaios da Camerata, ocorridos em Franca, entre maio e setembro de 2019. Além da observação, foi realizada uma entrevista via e-mail (outubro de 2020) com o regente-educador, e busca de dados sobre o Projeto Guri, polo ACIF Franca-SP e Grupo de Referência Camerata de Cordas Dedilhadas em documentos disponíveis na internet. Reflexões sobre a prática da educação musical em projetos sociais a partir de Souza (2014) e sobre os fenômenos envolvidos na “execução musical em conjunto” a partir de Schütz (1964) fundamentam teoricamente a discussão dos resultados. Os resultados nos mostraram que o processo de ensinoaprendizagem musical na Camerata é facultado pelas relações sociais que ocorrem não somente nos tempos institucionalizados do ensaio, mas também antes do seu início e no intervalo. Os lugares onde ocorrem os ensaios (naipe e geral), tomados como espaços sociais, mostraram que podem ensinar hierarquias socioprofissionais e divisão do trabalho musical. No que diz respeito às estratégias de ensinoaprendizagem musical elaboradas nos ensaios da Camerata, foi observado que os alunos se orientavam pelo resultado sonoro do grupo e observando visualmente os gestos corporais dos colegas, os quais constituíam macetes para soluções de leitura musical ou de técnica instrumental. Os conteúdos musicais abordados estavam diretamente ligados ao repertório musical trabalhado nos ensaios da CCD, tendo sido observado que o grupo tocava principalmente arranjos da música popular brasileira e latinoamericana. As relações estabelecidas entre os integrantes da Camerata potencializavam interações sociomusicais entre os alunos, o regente-educador e os coordenadores de área que por vezes visitavam o grupo. Apesar de alguns conflitos observados, essas interações permitiam-lhes (re)conhecer as experiências e habilidades do outro, e isso fortalecia o engajamento dos alunos à prática musical em grupo.
Palabras clave: Ensaio como tempo/espaço de ensinoaprendizagem músical
Projeto Guri
Camerata de Cordas Dedilhadas de Franca-SP
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: ALMEIDA, Lucas Ignácio de. Ensinoaprendizagem de música na Camerata de Cordas Dedilhadas, Grupo de Referência do Projeto Guri - polo ACIF Franca - SP. 2021. 110 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33423
Fecha de defensa: 3-nov-2021
Aparece en las colecciones:TCC - Música

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EnsinoAprendizagemMúsica.pdfTrabalho de Conclusão de Curso2.33 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.