Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33423
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAlmeida, Lucas Ignácio de-
dc.date.accessioned2021-11-18T12:10:55Z-
dc.date.available2021-11-18T12:10:55Z-
dc.date.issued2021-11-03-
dc.identifier.citationALMEIDA, Lucas Ignácio de. Ensinoaprendizagem de música na Camerata de Cordas Dedilhadas, Grupo de Referência do Projeto Guri - polo ACIF Franca - SP. 2021. 110 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33423-
dc.description.sponsorshipFAPESP - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsaio como tempo/espaço de ensinoaprendizagem músicalpt_BR
dc.subjectProjeto Guript_BR
dc.subjectCamerata de Cordas Dedilhadas de Franca-SPpt_BR
dc.titleEnsinoaprendizagem de música na Camerata de Cordas Dedilhadas, Grupo de Referência do Projeto Guri - polo ACIF Franca - SPpt_BR
dc.title.alternativeTeaching and learning music at Camerata de Cordas Dedilhadas, Reference Group at Projeto Guri, ACIF Franca pole - SPpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Morato, Cíntia Thais-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1504915383320639pt_BR
dc.contributor.referee1Gonçalves, Lilia Neves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2899680917014460pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Ruth de Sousa Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7496442091685698pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como tema o processo de ensinoaprendizagem musical nos ensaios do Grupo de Referência Camerata de Cordas Dedilhas do Projeto Guri - Polo ACIF Franca-SP. O objetivo geral da pesquisa que originou este TCC consistiu em compreender como ocorre o processo de ensinoaprendizagem musical nesse Grupo de Referência. Para tanto, foram estabelecidos quatro objetivos específicos: conhecer como se dá a estrutura e a organização dos ensaios da Camerata de Cordas Dedilhadas; conhecer como os alunos participantes da Camerata aprendem música; identificar os conteúdos de música vivenciados pelos participantes da Camerata; compreender como as relações sociais estabelecidas pelos alunos participantes da Camerata de Cordas Dedilhadas potencializam a sua aprendizagem musical. Seguindo a abordagem da pesquisa qualitativa, os dados foram coletados, e registrados em Diário de Campo, por meio da observação de seis ensaios da Camerata, ocorridos em Franca, entre maio e setembro de 2019. Além da observação, foi realizada uma entrevista via e-mail (outubro de 2020) com o regente-educador, e busca de dados sobre o Projeto Guri, polo ACIF Franca-SP e Grupo de Referência Camerata de Cordas Dedilhadas em documentos disponíveis na internet. Reflexões sobre a prática da educação musical em projetos sociais a partir de Souza (2014) e sobre os fenômenos envolvidos na “execução musical em conjunto” a partir de Schütz (1964) fundamentam teoricamente a discussão dos resultados. Os resultados nos mostraram que o processo de ensinoaprendizagem musical na Camerata é facultado pelas relações sociais que ocorrem não somente nos tempos institucionalizados do ensaio, mas também antes do seu início e no intervalo. Os lugares onde ocorrem os ensaios (naipe e geral), tomados como espaços sociais, mostraram que podem ensinar hierarquias socioprofissionais e divisão do trabalho musical. No que diz respeito às estratégias de ensinoaprendizagem musical elaboradas nos ensaios da Camerata, foi observado que os alunos se orientavam pelo resultado sonoro do grupo e observando visualmente os gestos corporais dos colegas, os quais constituíam macetes para soluções de leitura musical ou de técnica instrumental. Os conteúdos musicais abordados estavam diretamente ligados ao repertório musical trabalhado nos ensaios da CCD, tendo sido observado que o grupo tocava principalmente arranjos da música popular brasileira e latinoamericana. As relações estabelecidas entre os integrantes da Camerata potencializavam interações sociomusicais entre os alunos, o regente-educador e os coordenadores de área que por vezes visitavam o grupo. Apesar de alguns conflitos observados, essas interações permitiam-lhes (re)conhecer as experiências e habilidades do outro, e isso fortalecia o engajamento dos alunos à prática musical em grupo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMúsicapt_BR
dc.sizeorduration110pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICApt_BR
dc.description.embargo2021-12-17-
Appears in Collections:TCC - Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EnsinoAprendizagemMúsica.pdfTrabalho de Conclusão de Curso2.33 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.