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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33396
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Vian, Henrique Caetano | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-16T17:54:32Z | - |
dc.date.available | 2021-11-16T17:54:32Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-15 | - |
dc.identifier.citation | VIAN, Henrique Caetano. Ciberespaço e capital financeiro: o ensino superior a distância e suas estratégias de uso do território no Brasil. 2021. 97 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33396 | - |
dc.description.abstract | This work aimed to highlight, through bibliographical review and secondary data survey, the cyberspace as part of the geographic space and also its instrumentalization by large private Higher Education groups in the Brazilian territory, through the implementation of the Distance Modality of Education. The history of computers and the internet, technical objects developed in the 20th century that appear as material “sustainers” of the immaterial space of cyberspace, were addressed. The latter was debated and evidenced as a socio-technical production capable of handling the interests and contradictions of the material space within it. In the analysis of Distance Education, the historical review of processes and legal and institutional frameworks essential to understand the bases and commercialization of private Higher Education in Brazil was carried out. Also, the emergence and evolution of the Digital Education modality in the last two decades was discussed, as well as the role of cyberspace in this new phase of the educational market. Finally, the geographic aspects of Distance Education in Brazil were analyzed through the holding company Cogna, in order to empirically cover the faces of the financialization of education, the uses of cyberspace and its relationship with the Brazilian territory. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | Internet | pt_BR |
dc.subject | Globalização | pt_BR |
dc.subject | Financeirização | pt_BR |
dc.subject | Cogna | pt_BR |
dc.title | Ciberespaço e capital financeiro: O Ensino Superior a Distância e suas estratégias de uso do território no Brasil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Mirlei Fachini Vicente | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8042853925633530 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gomes, Gláucia Carvalho | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5307861621449228 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Miranda, Sérgio Luiz | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0820692770153275 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6528712604136407 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho teve como objetivo evidenciar, por meio de revisão bibliográfica e do levantamento de dados secundários, o ciberespaço como parte do espaço geográfico e, também, sua instrumentalização por grandes grupos privados de Ensino Superior no território brasileiro, via implementação da modalidade de Educação a Distância. Foram abordadas a história dos computadores e da internet, objetos técnicos desenvolvidos no século XX que se figuram como “sustentadores” materiais do espaço imaterial do ciberespaço. Este último foi debatido e evidenciado como uma produção sociotécnica capaz de comportar os interesses e as contradições do espaço material em seu interior. Na análise da Educação a Distância, foi realizado o resgate histórico de processos e os marcos legais e institucionais essenciais para compreender as bases e a mercantilização do Ensino Superior privado no Brasil. Também, foi discutido o surgimento e a evolução da modalidade de Educação Digital nas últimas duas décadas, assim como o papel do ciberespaço nessa nova fase do mercado educacional. Por último, foram analisados os aspectos geográficos da Educação a Distância no Brasil por meio da holding Cogna, a fim de abarcar empiricamente as faces da financeirização da educação, os usos do ciberespaço e sua relação com o território brasileiro. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Geografia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 97 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 103306548 | - |
Appears in Collections: | TCC - Geografia |
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CiberespaçoCapitalFinanceiro.pdf | Ciberespaço e capital financeiro | 2.49 MB | Adobe PDF | View/Open |
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