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dc.creatorFreitas, Daniella Faria-
dc.date.accessioned2021-11-16T17:51:38Z-
dc.date.available2021-11-16T17:51:38Z-
dc.date.issued2021-10-22-
dc.identifier.citationFREITAS, Daniella Faria. Estudo e implementação de métodos numéricos para resolução de problemas estacionários. 2021. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecatrônica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33395-
dc.description.abstractThis work studies the numerical solution of steady-state problems described by partial differential equations (PDEs), which can be classified as elliptic, parabolic or hyperbolic. These equations can model several physical phenomena of interest in Engineering, where steady-state problems often are modelled from elliptic PDEs. Thus, the main objective of this study was to solve elliptic PDE using a second order finite difference method (FDM) to discretize this equation. Considering a serie of assumptions, Navier-Stokes's equations have been reduced to a steady-state problem which is modelled by the elliptic PDE. This equation was discretized via second order FDM on a computational domain, resulting in a sparse linear system. At last, the content discussed is then illustrated by numerical applications. The tool used to solve the linear system obtained was the Conjugate Gradient Method (CGM), to estimate the velocity and shear stress profiles in fully developed flows on pipes of different cross-sections. Implementation was performed using C language.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEquações diferenciais parciaispt_BR
dc.subjectPartial differential equationspt_BR
dc.subjectProblemas estacionáriospt_BR
dc.subjectSteady-state problemspt_BR
dc.subjectMétodos de diferenças finitaspt_BR
dc.subjectFinite difference methodspt_BR
dc.subjectMétodos numéricos iterativospt_BR
dc.subjectIterative numerical methodspt_BR
dc.titleEstudo e implementação de métodos numéricos para resolução de problemas estacionários.pt_BR
dc.title.alternativeStudy and implementation of numerical methods for solving steady-state problems.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Figueiredo, Rafael Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1559288892271359pt_BR
dc.contributor.referee1Rogenski, Josuel Kruppa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7613670538812221pt_BR
dc.contributor.referee2Sousa, Priscila Ferreira Barbosa de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5099495604163302pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6341494785284452pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como finalidade o estudo e a resolução numérica de problemas estacionários descritos por equações diferenciais parciais (EDPs), que podem ser classificadas como elípticas, parabólicas e hiperbólicas. Tais equações modelam diversos fenômenos físicos de interesse da engenharia sendo que, em especial, problemas físicos em estado estacionário são geralmente descritos por EDPs elípticas. Assim, o principal objetivo deste trabalho foi resolver EDPs elípticas utilizando métodos de diferenças finitas (MDF) de segunda ordem para discretizar as equações. Considerando um conjunto de hipóteses, as equações de Navier-Stokes foram reduzidas a um problema estacionário modelado por uma EDP elíptica. Esta equação foi discretizada via MDF de segunda ordem em um domínio computacional, resultando em um sistema linear esparso. Por fim, o conteúdo abordado foi ilustrado através de aplicações numéricas. A ferramenta utilizada para resolver o sistema linear resultante foi o método dos gradientes conjugados (MGC), para estimar o perfil de velocidade e de tensão de cisalhamento de escoamentos totalmente desenvolvidos em tubos com diferentes seções transversais. A implementação de tal método foi realizada em linguagem de programação C.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Mecatrônicapt_BR
dc.sizeorduration80pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::FENOMENOS DE TRANSPORTEpt_BR
dc.orcid.putcode103306114-
Appears in Collections:TCC - Engenharia Mecatrônica

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