Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33384
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-3790-6792
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O caso Grupo Abril: uma análise das mudanças organizacionais causadas pelas novas mídias
Autor(es): Oliveira, Edinamar Americano de
Primeiro orientador: Miranda, Rodrigo
Primeiro membro da banca: Paulo, Renata Rodrigues Daher
Segundo membro da banca: Abdala, Etienne Cardoso
Resumo: O presente artigo faz um estudo sobre as novas mídias que têm surgido com o crescimento do mundo digital e busca entender a influência que esta evolução tecnológica teve sobre a decadência do Grupo Abril. Este Grupo empresarial brasileiro há anos vem passando por crises, “fechando” suas revistas e canais de televisão, e chega a pedir recuperação judicial. Por meio de uma pesquisa qualitativa interpretativa, com base em documentos, principalmente matérias de jornais e revistas, este trabalho buscou analisar os efeitos sofridos pelo Grupo Abril com o advento das novas mídias digitais. Para tal, aponta-se o seguinte problema de pesquisa: o entendimento do processo de decadência do Grupo Abril pode ajudar as mídias tradicionais a se adaptarem a um contexto de mudança, influenciado pela tecnologia da informação? O estudo tem como objeto de pesquisa analisar os impactos sofridos pelo Grupo Abril, à medida em que a produção de conteúdo digital superou a produção impressa e analógica. Como resultado foi desenvolvida uma narrativa sobre o processo de decadência do grupo, mostrando os principais acontecimentos ao longo de sua existência, com foco nas transformações e mudanças que a tecnologia da informação e as novas mídias digitais causaram. De forma sucinta, pôde-se detectar a necessidade de os veículos de mídia procurarem se inovar de forma constante, acompanhando as tendências tecnológicas e se adaptando as mudanças com cautela.
Palavras-chave: Grupo Abril
Editora Abril
Internet
Mídia digital
Mudanças tecnológicas
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: OLIVEIRA, Edinamar Americano de. O caso Grupo Abril: uma análise das mudanças organizacionais causadas pelas novas mídias. 2021. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33384
Data de defesa: 12-Nov-2021
Aparece nas coleções:TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CasoGrupoAbril.pdf771.34 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.