Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33328
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-6353-6836
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: É do Brasil... análise das publicações nacionais entre os anos de 2000 e 2021 sobre marketing esportivo
Autor: Cavalcanti, Bruno Pires
Primer orientador: Silva, Jussara Goulart da
Primer miembro de la banca: Borges, Alex
Segundo miembro de la banca: Prado, Rejane
Resumen: O presente artigo teve como objetivo principal identificar o perfil da produção acadêmica das publicações brasileiras sobre marketing esportivo publicados nas bases de dados da Spell, EBSCO, SciELO, Scopus e Web of Science durante o período de 2000 a 2021. Para tanto, foi realizado um estudo bibliométrico que teve como foco mapear estudos sobre marketing esportivo no Brasil. Foi possível realizar um levantamento dos dados referentes ao período com maior quantidade de publicações; relacionar os docentes e as universidades que pesquisam sobre a temática; os métodos de pesquisa utilizados; os artigos mais citados e propor uma agenda de pesquisas futura sobre o tema. Pode-se concluir que há um número baixo de publicações nacionais sobre marketing esportivo e que geralmente indicam abordagens primárias e revisões sistemáticas ou bibliometrias. Outra conclusão apontada foi o número de publicações entre os anos de 2013 e 2018, respectivamente representam 66% das publicações do período do estudo, o que pode ter sido motivado pela Copa do Mundo de Futebol no Brasil realizada no ano de 2014 e os Jogos Olímpicos realizados no Rio de Janeiro no ano de 2016. Além disso, entre os anos de 2020 e 2021 representou 18,8% nas publicações sobre o tema, podendo ser uma consequência do novo comportamento do consumidor esportivo durante as medidas de isolamento da pandemia de Covid-19. Foi identificada também uma homogeneidade de pesquisas relacionadas ao futebol e aos clubes de futebol, faltando então, uma abrangência em outras esportes.
Palabras clave: Marketing esportivo
Esportes
Estudo bibliométrico
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: CAVALCANTI, Bruno Pires. É do Brasil... análise das publicações nacionais entre os anos de 2000 e 2021 sobre marketing esportivo. 2021. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33328
Fecha de defensa: 5-nov-2021
Aparece en las colecciones:TCC - Administração (Ituiutaba / Pontal)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
BrasilAnálisePublicações.pdf340.75 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.