Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33328
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCavalcanti, Bruno Pires-
dc.date.accessioned2021-11-11T16:02:12Z-
dc.date.available2021-11-11T16:02:12Z-
dc.date.issued2021-11-05-
dc.identifier.citationCAVALCANTI, Bruno Pires. É do Brasil... análise das publicações nacionais entre os anos de 2000 e 2021 sobre marketing esportivo. 2021. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33328-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMarketing esportivopt_BR
dc.subjectEsportespt_BR
dc.subjectEstudo bibliométricopt_BR
dc.titleÉ do Brasil... análise das publicações nacionais entre os anos de 2000 e 2021 sobre marketing esportivopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Jussara Goulart da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2105942822043040pt_BR
dc.contributor.referee1Borges, Alex-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3169726160487491pt_BR
dc.contributor.referee2Prado, Rejane-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3932595497052980pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6395927065883546pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo teve como objetivo principal identificar o perfil da produção acadêmica das publicações brasileiras sobre marketing esportivo publicados nas bases de dados da Spell, EBSCO, SciELO, Scopus e Web of Science durante o período de 2000 a 2021. Para tanto, foi realizado um estudo bibliométrico que teve como foco mapear estudos sobre marketing esportivo no Brasil. Foi possível realizar um levantamento dos dados referentes ao período com maior quantidade de publicações; relacionar os docentes e as universidades que pesquisam sobre a temática; os métodos de pesquisa utilizados; os artigos mais citados e propor uma agenda de pesquisas futura sobre o tema. Pode-se concluir que há um número baixo de publicações nacionais sobre marketing esportivo e que geralmente indicam abordagens primárias e revisões sistemáticas ou bibliometrias. Outra conclusão apontada foi o número de publicações entre os anos de 2013 e 2018, respectivamente representam 66% das publicações do período do estudo, o que pode ter sido motivado pela Copa do Mundo de Futebol no Brasil realizada no ano de 2014 e os Jogos Olímpicos realizados no Rio de Janeiro no ano de 2016. Além disso, entre os anos de 2020 e 2021 representou 18,8% nas publicações sobre o tema, podendo ser uma consequência do novo comportamento do consumidor esportivo durante as medidas de isolamento da pandemia de Covid-19. Foi identificada também uma homogeneidade de pesquisas relacionadas ao futebol e aos clubes de futebol, faltando então, uma abrangência em outras esportes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseAdministraçãopt_BR
dc.sizeorduration21pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.orcid.putcode103039660-
Appears in Collections:TCC - Administração (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BrasilAnálisePublicações.pdf340.75 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.