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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33325
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto Attribution-ShareAlike 3.0 United States |
Title: | A música no ambiente educacional e suas contribuições para o desenvolvimento infantil |
Author: | Guerche, Isabela Carvalho |
First Advisor: | Buiatti, Viviane Prado |
First member of the Committee: | x, x |
Second member of the Committee: | x, x |
Summary: | Desde os primeiros registros da humanidade já vemos a música como parte importante e integrante da sociedade, isso porque ela está presente nas mais diversas manifestações humanas, como hino nacional, cultos religiosos, hinos de times de futebol, comemorações de aniversário, entre outros. Somos, por essência, seres musicais, fazemos música antes mesmo de falar e somos, diretamente, influenciados pelos sons. Por isso compreendemos a importância da criança crescer em um ambiente musical e a escola é um dos lugares onde isso deve acontecer. Pensando nestes pontos, o objetivo desta pesquisa foi analisar como a música inserida no ambiente educacional pode contribuir para o desenvolvimento infantil, refletindo sobre seus efeitos e benefícios para o aprendizado da criança no processo de escolarização, bem como investigando possibilidades de inseri-la no ambiente escolar. Assim, iniciamos com um memorial da autora de forma a refletir sobre o percurso histórico das mesmas, incluindo suas experiências musicais. Além disso, realizamos uma pesquisa bibliográfica, sobre a temática, selecionando artigos científicos publicados entre 2017 a 2021 na base de dados do “google acadêmico” com os termos “música”, “desenvolvimento” e “escola”. O desenvolvimento é algo que acontece durante toda nossa vida; contudo, a infância é o período em que isto ocorre com maior intensidade, então, torna-se fundamental para o desenvolvimento da criança a oferta de experiências lúdicas e prazerosas, como a música. Outro ponto que merece destaque é que a música tem forte influência em nosso cérebro, afetando-o diretamente e mexendo com muitas de suas áreas. Apesar da implementação de leis como a 11.769/2008 que trouxe a obrigatoriedade da música para a escola, o que temos visto é a música ocupando lugar de entreternimento e passatempo na educação, fazendo com que seus inúmeros benefícios sejam perdidos ou pouco aproveitados. Para que a escola utilize a música e todas suas potencialidades, precisamos trabalhar alguns empecilhos que têm nos atrapalhado de levar essa linguagem para as crianças: desapropriação da música, músicos profissionais versus ouvintes e pouca formação na área. Por fim, apresentamos algumas ideias de atividades musicais para fazer com as crianças na escola, estimulando esta prática em seu cotidiano. Concluímos a pesquisa pontuando o quanto a música faz diferença no desenvolvimento infantil e, por esse motivo, incentivamos sua prática pela escola. |
Keywords: | Música Desenvolvimento infantil Escola |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | GUERCHE, Isabela Carvalho. A música no ambiente educacional e suas contribuições para o desenvolvimento infantil. 2021. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33325 |
Date of defense: | 8-Nov-2021 |
Appears in Collections: | TCC - Psicologia |
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MúsicaAmbienteEducacional.pdf | 539.78 kB | Adobe PDF | View/Open |
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