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Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: A estratégia de desinvestimento da empresa Ford no Brasil e as representações sociais dos stakeholders
Alternate title (s): The disinvestment strategy of the Ford company in Brazil and the social representations of stakeholders
Author: Pereira, Jenny Gomes
First Advisor: Borges, Jacquelaine Florindo
First member of the Committee: Bueno, Janaína Maria
Second member of the Committee: Domingues, Carlos Roberto
Summary: Este artigo tem como tema a mudança estratégica empresarial com foco na estratégia de desinvestimento. Adota-se, neste estudo, a definição de estratégia como a formação de uma posição singular da firma. Essa posição envolve um conjunto de diversas atividades e se baseia em distinguir a empresa da concorrência. Desde o final do século XX, considera-se que as decisões estratégicas de uma organização são influenciadas e influenciam necessidades, interesses e valores dos stakeholders. Este estudo busca responder o seguinte problema de pesquisa: como o encerramento da produção de automóveis da empresa Ford no Brasil foi representado pelos diferentes stakeholders? Tem como objetivo geral analisar as representações sociais do encerramento da produção de automóveis da empresa Ford no Brasil na perspectiva dos stakeholders. A pesquisa está fundamentada em estudos do campo da administração sobre a estratégia de desinvestimento e os estudos sobre representações sociais do campo da psicologia social. A metodologia utilizada foi o método do estudo de caso, a partir de uma abordagem qualitativa dos dados da pesquisa. Para a coleta de dados foram utilizados os princípios da pesquisa documental e da pesquisa em Internet para pesquisar publicações em portais de notícias profissionais e vídeos da plataforma Youtube sobre o assunto. A análise do material pesquisado possibilitou identificar diferentes representações dos stakeholders que se basearam na cultura, nas crenças e nos valores dos mesmos. Também se verificou em como a Ford influenciou na história e na luta tanto individual quanto coletiva do cotidiano dos indivíduos que se dedicaram à montadora por anos.
Abstract: This article has as its theme the corporate strategic change with a focus on the divestment strategy. In this study, the definition of strategy is adopted as the formation of a singular position of the firm. This position involves a set of diverse activities and is based on distinguishing the company from the competition. Since the end of the 20th century, it is considered that the strategic decisions of an organization are influenced and influence the needs, interests and values of stakeholders. This study seeks to answer the following research problem: how was the closure of Ford's car production in Brazil represented by the different stakeholders? Its general objective is to analyze the social representations of the closure of Ford's car production in Brazil from the perspective of stakeholders. The research is based on studies in the field of administration about the divestment strategy and studies on social representations in the field of social psychology. The methodology used was the case study method, from a qualitative approach to research data. For data collection, the principles of document research and Internet research were used to search for publications in professional news portals and videos on the Youtube platform on the subject. The analysis of the researched material made it possible to identify different representations of stakeholders who were based on their culture, beliefs and values. It was also verified how Ford influenced the history and the struggle, both individual and collective, in the daily lives of individuals who dedicated themselves to the automaker for years.
Keywords: Estratégia empresarial
Desinvestimento
Representações sociais
Stakeholders
Strategy
Disinvestment
Social representations
Stakeholders
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: PEREIRA, Jenny Gomes. A estratégia de desinvestimento da empresa Ford no Brasil e as representações sociais dos stakeholders. 2021. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33218
Date of defense: 27-Oct-2021
Appears in Collections:TCC - Administração

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