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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-5169-2057
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Protocolo alemão de terapia do esquema para transtorno obsessivo-compulsivo infanto-juvenil: conceitos e técnicas
Título (s) alternativo (s): German schema therapy protocol for obsessive-compulsive disorder on children and teenagers: concepts and techniques
Autor: Ribeiro, Samia Cristina Meneses
Primer orientador: Lopes, Renata Ferrarez Fernandes
Primer miembro de la banca: Rossini, Joaquim Carlos
Segundo miembro de la banca: Lopes, Ederaldo José
Resumen: O tratamento padrão do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) em crianças e adolescentes combina terapia cognitivo-comportamental (TCC) com inibidores seletivos de recaptação da serotonina (ISRSs). Embora alguns pacientes respondam bem ao tratamento, seu prognóstico é desfavorável e tende a se cronificar. Nesse sentido este trabalho apresenta, a partir de uma tradução e adaptação semântica, conceitos e técnicas de um protocolo desenvolvido para o tratamento do TOC infanto-juvenil pela escola alemã de Terapia do Esquema (TE). O procedimento de tradução e adaptação seguiu as seguintes etapas: (I) tradução do protocolo para o português brasileiro; (II) síntese das traduções; e (III) avaliação da síntese por expert em TE infanto-juvenil. O resultado desse procedimento mostrou que o protocolo alemão compreende o TOC a partir do modelo esquemático, envolvendo Esquemas Iniciais Desadaptativos (EIDs) e Modos Esquemáticos (MEs), e, que sustenta-se na: avaliação e psicoeducação; intervenção terapêutica com o paciente; e orientação de pais/cuidadores. Identificou-se que os principais EIDs ativos em crianças/adolescentes com TOC são: vulnerabilidade ao dano e à doença; vergonha e inadequação; emaranhamento; autossacrifício; padrões inflexíveis; e inibição emocional. Os principais MEs desadaptados são: modo criança vulnerável; o modo pai/mãe crítico-punitivo; o modo pai/mãe exigente; e o modo controlador compulsivo. Percebe-se que o protocolo atua significativamente na qualidade da relação entre o paciente e seus pais/cuidadores e no aperfeiçoamento das práticas de cuidado, o que da perspectiva da teoria do apego pode tornar o estilo de apego da(o) criança/adolescente mais saudável, interferindo positivamente na dinâmica sintomática do transtorno.
Abstract: The standard treatment of the obsessive-compulsive disorder (OCD) in children and teenagers matchs cognitive behavioral therapy (CBT) with selective serotonin reuptake inhibitors (SSRI). Although some patients respond well to the treatment, the prognosis its unfavorable and tends to cronify. In this sense this work shows from a translation and semantic adaptation, concepts and techniques of a protocol developed to the treatment of children and teenagers by the germany school of Schema Therapy (ST). The translation and adaptation procedure followed this steps: (I) protocol translation to brazilian portuguese; (II) synthesis of translations; and (III) sintesis evaluation by a ST children and teenagers expert. The results of these procedure showed that the germany protocol understand the OCD from the schematic model, involving Desadaptatives Initials Schemes (DIS) and Schematics Modes (SM), and supports itself in: evaluation and psychoeducation; therapeutic intervention with the patiente; and caregivers/parents orientation. It was identified that the main DIS actives in OCD’s children and teenagers are: damage and disease vulnerability; shame and inadequacy; entanglement; self sacrifice; unflexibles standards; and emotional inhibition. The main SM dysfunctions are: vulnerable child mode; father/mother punitive-critical; the father/mother demanding mode; and the compulsive controller mode. It is perceived that the protocol acts significativally in the quality of the relation between the patient and the caregivers/parents and in the improvement of the care practices, what in the attachment theory perspective can became the children/teenager’s attachment stile healthier, interfering positively in the symptomatic dynamics of the disorder.
Palabras clave: terapia do esquema
transtorno obsessivo-compulsivo
crianças e adolescentes
psicoterapia
schema therapy
obsessive-compulsive disorder
children and teenagers
psychotherapy
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::TRATAMENTO E PREVENCAO PSICOLOGICA::INTERVENCAO TERAPEUTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: RIBEIRO, Samia Cristina Meneses. Protocolo alemão de terapia do esquema para transtorno obsessivo-compulsivo infanto-juvenil: conceitos e técnicas. 2021. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33213
Fecha de defensa: 27-oct-2021
Aparece en las colecciones:TCC - Psicologia

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