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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorRibeiro, Samia Cristina Meneses-
dc.date.accessioned2021-11-08T18:55:42Z-
dc.date.available2021-11-08T18:55:42Z-
dc.date.issued2021-10-27-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Samia Cristina Meneses. Protocolo alemão de terapia do esquema para transtorno obsessivo-compulsivo infanto-juvenil: conceitos e técnicas. 2021. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33213-
dc.description.abstractThe standard treatment of the obsessive-compulsive disorder (OCD) in children and teenagers matchs cognitive behavioral therapy (CBT) with selective serotonin reuptake inhibitors (SSRI). Although some patients respond well to the treatment, the prognosis its unfavorable and tends to cronify. In this sense this work shows from a translation and semantic adaptation, concepts and techniques of a protocol developed to the treatment of children and teenagers by the germany school of Schema Therapy (ST). The translation and adaptation procedure followed this steps: (I) protocol translation to brazilian portuguese; (II) synthesis of translations; and (III) sintesis evaluation by a ST children and teenagers expert. The results of these procedure showed that the germany protocol understand the OCD from the schematic model, involving Desadaptatives Initials Schemes (DIS) and Schematics Modes (SM), and supports itself in: evaluation and psychoeducation; therapeutic intervention with the patiente; and caregivers/parents orientation. It was identified that the main DIS actives in OCD’s children and teenagers are: damage and disease vulnerability; shame and inadequacy; entanglement; self sacrifice; unflexibles standards; and emotional inhibition. The main SM dysfunctions are: vulnerable child mode; father/mother punitive-critical; the father/mother demanding mode; and the compulsive controller mode. It is perceived that the protocol acts significativally in the quality of the relation between the patient and the caregivers/parents and in the improvement of the care practices, what in the attachment theory perspective can became the children/teenager’s attachment stile healthier, interfering positively in the symptomatic dynamics of the disorder.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectterapia do esquemapt_BR
dc.subjecttranstorno obsessivo-compulsivopt_BR
dc.subjectcrianças e adolescentespt_BR
dc.subjectpsicoterapiapt_BR
dc.subjectschema therapypt_BR
dc.subjectobsessive-compulsive disorderpt_BR
dc.subjectchildren and teenagerspt_BR
dc.subjectpsychotherapypt_BR
dc.titleProtocolo alemão de terapia do esquema para transtorno obsessivo-compulsivo infanto-juvenil: conceitos e técnicaspt_BR
dc.title.alternativeGerman schema therapy protocol for obsessive-compulsive disorder on children and teenagers: concepts and techniquespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Lopes, Renata Ferrarez Fernandes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5037527744167800pt_BR
dc.contributor.referee1Rossini, Joaquim Carlos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5140738433758718pt_BR
dc.contributor.referee2Lopes, Ederaldo José-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9214152454769942pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO tratamento padrão do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) em crianças e adolescentes combina terapia cognitivo-comportamental (TCC) com inibidores seletivos de recaptação da serotonina (ISRSs). Embora alguns pacientes respondam bem ao tratamento, seu prognóstico é desfavorável e tende a se cronificar. Nesse sentido este trabalho apresenta, a partir de uma tradução e adaptação semântica, conceitos e técnicas de um protocolo desenvolvido para o tratamento do TOC infanto-juvenil pela escola alemã de Terapia do Esquema (TE). O procedimento de tradução e adaptação seguiu as seguintes etapas: (I) tradução do protocolo para o português brasileiro; (II) síntese das traduções; e (III) avaliação da síntese por expert em TE infanto-juvenil. O resultado desse procedimento mostrou que o protocolo alemão compreende o TOC a partir do modelo esquemático, envolvendo Esquemas Iniciais Desadaptativos (EIDs) e Modos Esquemáticos (MEs), e, que sustenta-se na: avaliação e psicoeducação; intervenção terapêutica com o paciente; e orientação de pais/cuidadores. Identificou-se que os principais EIDs ativos em crianças/adolescentes com TOC são: vulnerabilidade ao dano e à doença; vergonha e inadequação; emaranhamento; autossacrifício; padrões inflexíveis; e inibição emocional. Os principais MEs desadaptados são: modo criança vulnerável; o modo pai/mãe crítico-punitivo; o modo pai/mãe exigente; e o modo controlador compulsivo. Percebe-se que o protocolo atua significativamente na qualidade da relação entre o paciente e seus pais/cuidadores e no aperfeiçoamento das práticas de cuidado, o que da perspectiva da teoria do apego pode tornar o estilo de apego da(o) criança/adolescente mais saudável, interferindo positivamente na dinâmica sintomática do transtorno.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration52pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::TRATAMENTO E PREVENCAO PSICOLOGICA::INTERVENCAO TERAPEUTICApt_BR
dc.orcid.putcode102836110-
Aparece en las colecciones:TCC - Psicologia

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