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dc.creatorCarvalho, Alexandre de-
dc.date.accessioned2021-11-08T18:18:22Z-
dc.date.available2021-11-08T18:18:22Z-
dc.date.issued2021-11-04-
dc.identifier.citationCARVALHO, Alexandre de. Mobilidade, acessibilidade urbana e o mapeamento participativo na elaboração de plantas cadastrais. 2021. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica) - Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33205-
dc.description.abstractThe task of including people with disabilities is an obligation shared by all entities in society that, through elected representatives, must provide conditions so that these individuals can have their special needs met and thus fully exercise their rights. Observing that one of the biggest challenges for people with disabilities is urban mobility, this work came up with the proposal to carry out a diagnosis of the current scenario of accessibility for people with impossibility of locomotion or with reduced mobility in a pilot area located in the city of Monte Carmelo/MG, with the help of geotechnologies and collaborative mapping tools. For this purpose, the application called Shared Gis was used, a platform implemented in Brazil by the “Mapeadores Livres” initiative, a Brazilian chapter of the “Youth Mappers” international collaboration. The existence and conditions of access ramps for wheelchair users and the presence of obstacles on the sidewalk were mainly evaluated. The results obtained point to the need for adjustments in the urban equipment, especially with regard to the level of inclination of the ramps, the presence of obstacles and the width of the sidewalks. Finally, suggestions are also made to improve the tool used in this study, aiming at its better applicability in the task of mapping and diagnosing urban accessibility.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Aberto*
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectMapeamento colaborativopt_BR
dc.subjectOpen street Mappt_BR
dc.subjectShared gispt_BR
dc.subjectAcessibilitypt_BR
dc.subjectColaborative mappingpt_BR
dc.titleMobilidade, acessibilidade urbana e o mapeamento participativo na elaboração de plantas cadastraispt_BR
dc.title.alternativeMobility, urban accessibility and participatory mapping in the preparation of cadastral planspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Santil, Fernando Luiz de Paula-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4188463042348168pt_BR
dc.contributor.referee1Meireles, Tatiane Assis Vilela-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4727061559156660pt_BR
dc.contributor.referee2Ramos, Diego Vieira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1037467318325071pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA tarefa de inclusão da pessoa com deficiência é uma obrigação compartilhada entre todos os entes da sociedade que, por meio dos representantes eleitos, deve prover condições para que esses indivíduos possam ter suas necessidades especiais atendidas e assim exerçam em plenitude seus direitos. Ao observar que um dos desafios para a pessoa com deficiência é a mobilidade urbana, este trabalho surgiu com a proposta de realizar um diagnóstico do atual cenário da acessibilidade para pessoas com impossibilidade de locomoção ou com mobilidade reduzida em uma área piloto localizada na cidade de Monte Carmelo/MG. Isso se deu com o auxílio das geotecnologias e de ferramentas de mapeamento colaborativo. Para tanto, foi utilizada a aplicação denominada Shared Gis (plataforma implementada no Brasil pela iniciativa “Mapeadores Livres”, capítulo brasileiro da colaboração internacional “Youth Mappers”). Foram avaliadas a existência e as condições de rampas de acesso para cadeirantes e a presença de obstáculos na calçada. Os resultados obtidos apontaram para a necessidade de adequações na aparelhagem urbana, principalmente no que diz respeito ao nível de inclinação das rampas, à presença de obstáculos e à largura das calçadas. Por fim, também foram realizadas sugestões para aprimoramento da ferramenta empregada neste estudo, visando a sua melhor aplicabilidade na tarefa de mapear e diagnosticar a acessibilidade urbana.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia de Agrimensura e Cartográficapt_BR
dc.sizeorduration49pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEODESIA::CARTOGRAFIA BASICApt_BR
dc.orcid.putcode102835670-
Appears in Collections:TCC - Engenharia de Agrimensura e Cartográfica (Monte Carmelo)

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