Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33196
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States |
Término do embargo: | 2021-11-08 |
Título: | Análise e discussão das causas atribuídas por alunos ao insucesso no exame vestibular |
Título(s) alternativo(s): | Analysis and discussion of the causes attributed by students to failure in the entrance exam |
Autor(es): | Assis, Caroline Dias de |
Primeiro orientador: | Nascimento, Ruben de Oliveira |
Primeiro membro da banca: | Lima, Luciana Pereira |
Segundo membro da banca: | Peres, Rodrigo Sanches |
Resumo: | Este trabalho desenvolveu-se a partir de uma pesquisa de iniciação científica sobre o problema do insucesso em exames vestibulares, analisado segundo a percepção dos estudantes, e tomando como base a Teoria da Atribuição. Tratou-se de pesquisa qualitativa de natureza descritiva, realizada a partir da aplicação de um questionário aberto, com a participação de vinte e dois estudantes de um curso pré-vestibular na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, no ano de 2019. O objetivo geral foi identificar as causas atribuídas pelos participantes da pesquisa sobre o insucesso no exame vestibular, e levantar um quadro geral de atribuições para análise e discussão. Os dados obtidos mostraram que, de acordo a perspectiva dos participantes, houve uma combinação de fatores internos e externos que influenciaram para o insucesso no exame, sendo a dimensão emocional a mais impactada. Os resultados obtidos mostraram um quadro de pressões que o estudante tem que lidar e reforçou a importância de um suporte psicológico, incluindo possibilidades do uso da arte, para um melhor preparo do estudante e da instituição, para esse momento. |
Abstract: | This work was developed from a scientific initiation research on the problem of failure in entrance exams, analyzed according to the students' perception, and based on the Attribution Theory. It was qualitative research of a descriptive nature, carried out from the application of an open questionnaire, with the participation of twenty-two students from a pre-university course in the city of Uberlândia, Minas Gerais, in 2019. The general objective It was to identify the causes attributed by research participants to failure in the entrance exam, and to raise a general table of attributions for analysis and discussion. The data obtained showed that, according to the perspective of the participants, there was a combination of internal and external factors that influenced the failure in the exam, with the emotional dimension being the most impacted. The results obtained showed a framework of pressures that the student has to deal with and reinforced the importance of psychological support, including possibilities for the use of art, to better prepare the student and the institution for that moment. |
Palavras-chave: | Exame pré-vestibular Rendimento escolar Teoria da atribuição |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | ASSIS, Caroline Dias de. Análise e discussão das causas atribuídas por alunos ao insucesso no exame vestibular. 2021. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33196 |
Data de defesa: | 26-Out-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC - Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AnáliseDiscussãoCausas.pdf | TCC | 226.92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons