Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33189
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Sonoridade em cena: percepção da relevância do ponto de vista dos discentes do curso de teatro da UFU |
Título (s) alternativo (s): | Sound on stage: perception of relevance from the point of view of students of the theater course at UFU |
Autor: | Santos, Ana Paula Basilio |
Primer orientador: | Santos, Rosimeire Gonçalves dos |
Primer miembro de la banca: | Tiago, Camila Barbosa |
Segundo miembro de la banca: | Piragibe, Mario Ferreira |
Resumen: | O presente estudo teve como objetivo verificar a percepção de discentes do primeiro ao quarto período e do quinto ao oitavo período do curso de teatro da Universidade Federal de Uberlândia-MG, quanto ao grau de importância da sonoridade em peças teatrais. A pesquisa foi apoiada por bibliografias que discorrem sobre a importância da sonoridade em espetáculos teatrais. Foram abordados os aspectos como a percepção, bastidores da composição da peça teatral (cenografia, figurino, maquiagem, iluminação e sonoplastia), a sonoridade do espetáculo teatral, a importância dos diversos sons: músicas, trilha e sons não convencionais, na cena teatral e a relação do som, interpretação e o espectador. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário, visando sintetizar a percepção do público alvo quanto ao elemento da sonoridade na peça teatral. O público alvo da pesquisa, foram os discentes do curso de teatro da UFU. A partir dessa população uma amostra de 59 pessoas responderam ao questionário sobre o tema da sonoridade em cena teatral. Dos 59 entrevistados 26 encontravam-se entre o 1º e 4º período, enquanto 33 cursavam entre o 5º e 8º período. Para a discussão dos resultados, foi realizada a comparação dos dados coletados com os discentes do primeiro ao quarto período e do quinto ao oitavo período do curso de teatro da UFU. Desse modo, a avaliação feita pelos discentes do curso foi especialmente importante em relação ao elemento sonoridade na criação, montagem e execução de um espetáculo teatral. Também está presente no estudo a descrição da minha experiência na participação com a sonoridade da peça teatral Pulse. |
Abstract: | The present study aimed to verify the perception of students from the first to the fourth period and from the fifth to the eighth period of the theater course at the Federal University of Uberlândia-MG, regarding the degree of importance of sound in theater plays. The research was supported by bibliographies that discuss the importance of sound in theatrical performances. Aspects such as perception, backstage of the composition of the theatrical play (scenography, costumes, makeup, lighting and sound design), the sound of the theatrical show, the importance of different sounds: music, soundtrack and unconventional sounds, in the theatrical scene and the relationship of sound, interpretation and the spectator. The research was carried out through a questionnaire, aiming to synthesize the perception of the target audience regarding the sound element in the play. The target audience of the research were students of the theater course at UFU. From this population, a sample of 59 people answered the questionnaire on the theme of sound in a theatrical scene. Of the 59 respondents, 26 were between the 1st and 4th period, while 33 were taking the 5th and 8th period. To discuss the results, data collected from students from the first to the fourth period and from the fifth to the eighth period of the theater course at UFU were compared. Thus, the assessment made by the course students was especially important in relation to the sound element in the creation, assembly and execution of a theatrical show. Also present in the study is a description of my experience in participating with the sound of the play Pulse. |
Palabras clave: | sonoridade processo de criação encenação sound creation process staging |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | SANTOS, Ana Paula Basílio. Sonoridade em cena: percepção da relevância do ponto de vista dos discentes do curso de teatro da UFU. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33189 |
Fecha de defensa: | 13-oct-2021 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Teatro |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SonoridadeCenaPercepção.pdf | TCC | 687.16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.