Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33189
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Ana Paula Basilio-
dc.date.accessioned2021-11-08T16:31:38Z-
dc.date.available2021-11-08T16:31:38Z-
dc.date.issued2021-10-13-
dc.identifier.citationSANTOS, Ana Paula Basílio. Sonoridade em cena: percepção da relevância do ponto de vista dos discentes do curso de teatro da UFU. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33189-
dc.description.abstractThe present study aimed to verify the perception of students from the first to the fourth period and from the fifth to the eighth period of the theater course at the Federal University of Uberlândia-MG, regarding the degree of importance of sound in theater plays. The research was supported by bibliographies that discuss the importance of sound in theatrical performances. Aspects such as perception, backstage of the composition of the theatrical play (scenography, costumes, makeup, lighting and sound design), the sound of the theatrical show, the importance of different sounds: music, soundtrack and unconventional sounds, in the theatrical scene and the relationship of sound, interpretation and the spectator. The research was carried out through a questionnaire, aiming to synthesize the perception of the target audience regarding the sound element in the play. The target audience of the research were students of the theater course at UFU. From this population, a sample of 59 people answered the questionnaire on the theme of sound in a theatrical scene. Of the 59 respondents, 26 were between the 1st and 4th period, while 33 were taking the 5th and 8th period. To discuss the results, data collected from students from the first to the fourth period and from the fifth to the eighth period of the theater course at UFU were compared. Thus, the assessment made by the course students was especially important in relation to the sound element in the creation, assembly and execution of a theatrical show. Also present in the study is a description of my experience in participating with the sound of the play Pulse.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectsonoridadept_BR
dc.subjectprocesso de criaçãopt_BR
dc.subjectencenaçãopt_BR
dc.subjectsoundpt_BR
dc.subjectcreation processpt_BR
dc.subjectstagingpt_BR
dc.titleSonoridade em cena: percepção da relevância do ponto de vista dos discentes do curso de teatro da UFUpt_BR
dc.title.alternativeSound on stage: perception of relevance from the point of view of students of the theater course at UFUpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Rosimeire Gonçalves dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5007401696762612pt_BR
dc.contributor.referee1Tiago, Camila Barbosa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4455456771572675pt_BR
dc.contributor.referee2Piragibe, Mario Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6825902106907746pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo verificar a percepção de discentes do primeiro ao quarto período e do quinto ao oitavo período do curso de teatro da Universidade Federal de Uberlândia-MG, quanto ao grau de importância da sonoridade em peças teatrais. A pesquisa foi apoiada por bibliografias que discorrem sobre a importância da sonoridade em espetáculos teatrais. Foram abordados os aspectos como a percepção, bastidores da composição da peça teatral (cenografia, figurino, maquiagem, iluminação e sonoplastia), a sonoridade do espetáculo teatral, a importância dos diversos sons: músicas, trilha e sons não convencionais, na cena teatral e a relação do som, interpretação e o espectador. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário, visando sintetizar a percepção do público alvo quanto ao elemento da sonoridade na peça teatral. O público alvo da pesquisa, foram os discentes do curso de teatro da UFU. A partir dessa população uma amostra de 59 pessoas responderam ao questionário sobre o tema da sonoridade em cena teatral. Dos 59 entrevistados 26 encontravam-se entre o 1º e 4º período, enquanto 33 cursavam entre o 5º e 8º período. Para a discussão dos resultados, foi realizada a comparação dos dados coletados com os discentes do primeiro ao quarto período e do quinto ao oitavo período do curso de teatro da UFU. Desse modo, a avaliação feita pelos discentes do curso foi especialmente importante em relação ao elemento sonoridade na criação, montagem e execução de um espetáculo teatral. Também está presente no estudo a descrição da minha experiência na participação com a sonoridade da peça teatral Pulse.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseTeatropt_BR
dc.sizeorduration29pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Appears in Collections:TCC - Teatro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SonoridadeCenaPercepção.pdfTCC687.16 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.