Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33179
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-1465-119X
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Título: Metodologias e recursos didáticos no ensino de zoologia na educação básica: um estado da arte
Título(s) alternativo(s): Methodologies and teaching resources in zoology teaching in basic education: a state of the art
Autor(es): Alvarenga, Marcos Alexandre Pereira de
Primeiro orientador: Almeida, Ariádine Cristine de
Primeiro membro da banca: Nogueira-Ferreira, Fernanda Helena
Segundo membro da banca: Oliveira, Renata Carmo de
Resumo: Na educação básica o docente tem à sua disposição diferentes metodologias e recursos didáticos para trabalhar o ensino de Zoologia, sendo este um dos conteúdos programáticos mais amplos dentro dos componentes curriculares Ciências e Biologia. O objetivo deste trabalho foi identificar metodologias de ensino e recursos didáticos e analisar sua utilização por professores da educação básica para o ensino de Zoologia, a fim de ampliar as possibilidades de abordagem do tema pelos mesmos. O artigo trata-se em identificar o estado da arte da temática, com levantamento bibliográfico e análise de conteúdo. Seguindo alguns pré-requisitos para tal levantamento, chegamos a um total de dez artigos, a partir dos quais coletamos dados distribuindo-os em diferentes categorias, como “O ambiente escolar e suas condicionantes” e “Estudantes e professores”. Entre os resultados, pudemos observar quais metodologias e recursos didáticos foram mais recorrentes, sendo as aulas expositivas e as fotografias, respectivamente. Importante ressaltar que, de modo geral, os trabalhos analisados tiveram um feedback positivo dos sujeitos envolvidos quanto ao uso de diversas metodologias e recursos didáticos, agregando ao propósito da nossa pesquisa e contribuindo para a compreensão do processo de ensino e aprendizagem da Zoologia na educação básica.
Abstract: In basic education, teachers have at their disposal different methodologies and didactic resources to work the teaching of Zoology, which is one of the broadest syllabuses within the Science and Biology curriculum components. The objective of this work was to identify the teaching methodologies and didactic resources and analyze their use by basic education teachers for the teaching of Zoology, in order to expand the possibilities of approaching the theme by them. The article is about identifying the state of the art of the subject, with bibliographic survey and content analysis. Following some prerequisites for such a survey, we arrived at a total of ten articles, from which we collected data and distributed them into different categories, such as “The school environment and its conditions” and “Students and teachers”. Among the results, we could observe which methodologies and teaching resources were more recurrent, with lectures and photographs, respectively. It is important to emphasize that, in general, the analyzed works have a positive feedback from the subjects involved regarding the use of different methodologies and didactic resources, adding to the purpose of our research and contributing to the understanding of the teaching and learning process of Zoology in basic education.
Palavras-chave: Metodologias de ensino
Teaching methodologies
Recursos didáticos
Didactic resources
Educação básica
Basic education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: ALVARENGA, Marcos Alexandre Pereira de. Metodologias e recursos didáticos no ensino de zoologia na educação básica: um estado da arte. 2021. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33179
Data de defesa: 19-Out-2021
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MetodologiasRecursosDidáticos.pdfTCC489.31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons