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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33145
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Serviço Social na Educação Especial |
Autor(es): | Guedes, Laryssa Oliveira |
Primeiro orientador: | Calixto, Flander de Almeida |
Primeiro membro da banca: | Veloso, Soraia |
Segundo membro da banca: | almeida, Luzilene |
Resumo: | O trabalho pesquisou a atuação do serviço social em relação a prática das Assistentes sociais na APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) em uma cidade do Triângulo Mineiro. Objetivou-se por meio deste estudo conhecer o trabalho profissional do assistente social na educação especial com vistas a promoção da inclusão. A pesquisa se justifica levando em conta a importância da inclusão social no ensino regular, mas também a importância de se conhecer o trabalho educacional realizado pela APAE da cidade, levando em consideração que o profissional do serviço social deve ter um olhar crítico e competente, comprometido com os direitos, auxiliando na construção de estratégias para emancipação dos usuários. A pesquisa se desenvolve com o método de pesquisa exploratória e um instrumental de oito perguntas abertas que respondidas. Pôde-se observar que o trabalho profissional se desenvolve integrado ao atendimento do CRAS, considerando que é um espaço hibrido da escola e do atendimento à população no mesmo prédio, situação comum em cidade menores. O atendimento dos estudantes da APAE está consorciado com o CRAS, e o trabalho profissional dispõe de um número de salas para a assistência social e possui outras salas em que funcionam as aulas dos estudantes da APAE. Uma parte dos estudantes permanece na escola e são atendidos pelo serviço social nos programas do CRAS, bem como as famílias e suas demandas tradicionais, pois que são famílias de baixa renda e demandam os programas socioassistenciais; a inclusão é um alvo importante para ampliar a cidadania dos estudantes destas famílias contando com o trabalho do assistente social. Não se observou nas respostas estreita aproximação com o conteúdo dos “Subsídios para a atuação de assistentes sociais na política de educação” (2013). O profissional trabalha com as limitações clássicas de falta de recursos para área social, mas tem procurado atender parte das demandas, havendo conflitos que estão além dos limites institucionais e de difícil solução próprios aos conflitos gerados pelas contradições sociais da questão social. |
Palavras-chave: | APAE Assistente social Educação especial |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | GUEDES, Laryssa Oliveira. Serviço Social na Educação Especial. 2020. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33145 |
Data de defesa: | 13-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC - Serviço Social (Ituiutaba / Pontal) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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ServiçoSocialEducação.pdf | 2.47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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