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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33145
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.creator | Guedes, Laryssa Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-05T15:47:29Z | - |
dc.date.available | 2021-11-05T15:47:29Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-13 | - |
dc.identifier.citation | GUEDES, Laryssa Oliveira. Serviço Social na Educação Especial. 2020. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33145 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | APAE | pt_BR |
dc.subject | Assistente social | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.title | Serviço Social na Educação Especial | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Calixto, Flander de Almeida | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2902287976471635 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Veloso, Soraia | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4265545261433608 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | almeida, Luzilene | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1425976729105406 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O trabalho pesquisou a atuação do serviço social em relação a prática das Assistentes sociais na APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) em uma cidade do Triângulo Mineiro. Objetivou-se por meio deste estudo conhecer o trabalho profissional do assistente social na educação especial com vistas a promoção da inclusão. A pesquisa se justifica levando em conta a importância da inclusão social no ensino regular, mas também a importância de se conhecer o trabalho educacional realizado pela APAE da cidade, levando em consideração que o profissional do serviço social deve ter um olhar crítico e competente, comprometido com os direitos, auxiliando na construção de estratégias para emancipação dos usuários. A pesquisa se desenvolve com o método de pesquisa exploratória e um instrumental de oito perguntas abertas que respondidas. Pôde-se observar que o trabalho profissional se desenvolve integrado ao atendimento do CRAS, considerando que é um espaço hibrido da escola e do atendimento à população no mesmo prédio, situação comum em cidade menores. O atendimento dos estudantes da APAE está consorciado com o CRAS, e o trabalho profissional dispõe de um número de salas para a assistência social e possui outras salas em que funcionam as aulas dos estudantes da APAE. Uma parte dos estudantes permanece na escola e são atendidos pelo serviço social nos programas do CRAS, bem como as famílias e suas demandas tradicionais, pois que são famílias de baixa renda e demandam os programas socioassistenciais; a inclusão é um alvo importante para ampliar a cidadania dos estudantes destas famílias contando com o trabalho do assistente social. Não se observou nas respostas estreita aproximação com o conteúdo dos “Subsídios para a atuação de assistentes sociais na política de educação” (2013). O profissional trabalha com as limitações clássicas de falta de recursos para área social, mas tem procurado atender parte das demandas, havendo conflitos que estão além dos limites institucionais e de difícil solução próprios aos conflitos gerados pelas contradições sociais da questão social. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Serviço Social | pt_BR |
dc.sizeorduration | 47 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Serviço Social (Ituiutaba / Pontal) |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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