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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorGuedes, Laryssa Oliveira-
dc.date.accessioned2021-11-05T15:47:29Z-
dc.date.available2021-11-05T15:47:29Z-
dc.date.issued2020-12-13-
dc.identifier.citationGUEDES, Laryssa Oliveira. Serviço Social na Educação Especial. 2020. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33145-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAPAEpt_BR
dc.subjectAssistente socialpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.titleServiço Social na Educação Especialpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Calixto, Flander de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2902287976471635pt_BR
dc.contributor.referee1Veloso, Soraia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4265545261433608pt_BR
dc.contributor.referee2almeida, Luzilene-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1425976729105406pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO trabalho pesquisou a atuação do serviço social em relação a prática das Assistentes sociais na APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) em uma cidade do Triângulo Mineiro. Objetivou-se por meio deste estudo conhecer o trabalho profissional do assistente social na educação especial com vistas a promoção da inclusão. A pesquisa se justifica levando em conta a importância da inclusão social no ensino regular, mas também a importância de se conhecer o trabalho educacional realizado pela APAE da cidade, levando em consideração que o profissional do serviço social deve ter um olhar crítico e competente, comprometido com os direitos, auxiliando na construção de estratégias para emancipação dos usuários. A pesquisa se desenvolve com o método de pesquisa exploratória e um instrumental de oito perguntas abertas que respondidas. Pôde-se observar que o trabalho profissional se desenvolve integrado ao atendimento do CRAS, considerando que é um espaço hibrido da escola e do atendimento à população no mesmo prédio, situação comum em cidade menores. O atendimento dos estudantes da APAE está consorciado com o CRAS, e o trabalho profissional dispõe de um número de salas para a assistência social e possui outras salas em que funcionam as aulas dos estudantes da APAE. Uma parte dos estudantes permanece na escola e são atendidos pelo serviço social nos programas do CRAS, bem como as famílias e suas demandas tradicionais, pois que são famílias de baixa renda e demandam os programas socioassistenciais; a inclusão é um alvo importante para ampliar a cidadania dos estudantes destas famílias contando com o trabalho do assistente social. Não se observou nas respostas estreita aproximação com o conteúdo dos “Subsídios para a atuação de assistentes sociais na política de educação” (2013). O profissional trabalha com as limitações clássicas de falta de recursos para área social, mas tem procurado atender parte das demandas, havendo conflitos que estão além dos limites institucionais e de difícil solução próprios aos conflitos gerados pelas contradições sociais da questão social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseServiço Socialpt_BR
dc.sizeorduration47pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Serviço Social (Ituiutaba / Pontal)

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