Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33110
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-4118-1018
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Fecha de embargo: 2021-11-03
Título: O dilema moral nas políticas públicas sobre fornecimento de medicamento de alto preço pelo SUS: Um estudo de caso
Autor: Souza, Isabela Reis Piva de
Primer orientador: Borges, Jacquelaine Florindo
Primer miembro de la banca: BUENO, Janaína Maria
Segundo miembro de la banca: DOMINGUES, Carlos Roberto
Resumen: O tema desta pesquisa é o debate sobre a questão moral presente no atendimento público de saúde que envolve o fornecimento de medicamento de alto preço. A questão que orienta essa pesquisa: como a corrente deontológica e a corrente teleológica dos estudos sobre ética fundamentam a decisão de oferta de medicamento de alto preço pelo sistema público de saúde? O objetivo do estudo é compreender as diferenças e semelhanças na decisão sobre a oferta de medicamento de alto preço pelo Sistema Único de Saúde – SUS. A pesquisa está fundamentada em estudos do campo da ética na gestão e em estudos sobre o fornecimento de medicamentos pelo SUS. Nos procedimentos metodológicos foram utilizados o método do estudo de caso e uma abordagem qualitativa dos dados. A coleta dos dados foi realizada por meio de pesquisa documental e em internet de material da mídia: reportagens de jornais e revistas e plataforma de vídeos sobre o fornecimento e distribuição do medicamento Zolgensma pelo SUS. A análise do material pesquisado foi realizada a partir do método de análise de conteúdo. Os resultados evidenciam o caso pesquisado e as especificidades do fornecimento do medicamento Onasemnogene abeparvovec - Zolgensma para o tratamento de uma doença rara – a Atrofia Muscular Espinhal (AME). A análise mostrou que os princípios da ética deontológica sustentam a oferta do medicamento baseada na ideia da ação orientada de acordo com o dever e pelo dever e de que todas as vidas humanas importam. E os princípios da ética teleológica sustentam que o alto preço do medicamento permitira o atendimento das necessidades de tratamento médico de vários outros pacientes que poderiam se beneficiar com mais recursos. Portanto, trata-se de um debate em andamento que busca encontrar um caminho que seja moral, justo, responsável e eficiente para o uso dos recursos públicos da saúde, que contemple a dignidade da pessoa que necessita desses medicamentos e as necessidades coletivas de saúde. O que inclui também compreender quais fatores justificariam um preço tão elevado para o medicamento pesquisado e outros casos similares.
Palabras clave: Gestão pública de saúde
Dilemas morais
Políticas Públicas
Doenças raras
Sistema Único de Saúde (SUS)
Área (s) del CNPq: CNPQ::OUTROS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SOUZA, Isabela Reis Piva de. O dilema moral nas políticas públicas sobre fornecimento de medicamento de alto preço pelo SUS: Um estudo de caso. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33110
Fecha de defensa: 27-oct-2021
Aparece en las colecciones:TCC - Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
DilemaMoralPolíticas.pdf557.22 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.