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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33109
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Oliveira, Sandra Maria de | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-04T14:34:04Z | - |
dc.date.available | 2021-11-04T14:34:04Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-22 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Sandra Maria de. Professor/a pedagoga, saberes e práticas, ao ensinar História nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo na Escola Municipal Professora Gláucia Santos Monteiro. 2020. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33109 | - |
dc.description.abstract | This work communicates the results of research in the area of history, however, focused on the contents of history offered in the field of education, more specifically, in Elementary School I, whose objective is to understand how the formation in the teaching of history that the Pedagogy Course inform contributed to teaching the story content. The methodological procedure that we use as a research tool, analyze documents, such as - laws, School Plan, Curriculum Guidelines of the Municipal Education Network (2010-2011), The Reference Action Plan of the Municipal Education Network of Uberlândia (2018) , textbook adopted by the school of investigation and a questionnaire answered voluntarily by twelve teachers, in a total of 28, graduated from the pedagogy course that teaches at the school, as teachers of the discipline of history and geography and who worked with teachers of these disciplines. At first, we present the school, its constitution in the field of laws, of the pedagogical political project, in order to understand which are the norms that guide the teaching of history in this school unit and in the municipal teaching network of Uberlândia-MG. In the second, it was to understand where these teachers look for knowledge to develop their pedagogical practices to teach the content of history. In conclusion, despite the limitations that these pedagogue teachers have in providing specific knowledge for each content of each subject of Elementary Education I, they are able to create their own methodologies in order to develop their activities. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Disciplina de História, Curso de Pedagogia, professores. | pt_BR |
dc.subject | Discipline of History, Pedagogy Course, teachers. | pt_BR |
dc.title | Professor/a pedagoga, saberes e práticas, ao ensinar História nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo na Escola Municipal Professora Gláucia Santos Monteiro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva Júnior, Astrogildo Fernandes da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2775429764441200 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza, Sauloéber Tarsio de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8937954864858691 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Juzwiak, Victor Ridel | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2342186654568084 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho comunica os resultados de investigação na área de história, no entanto, voltado para os conteúdos de história ofertados no campo da educação, mais especificamente, no Ensino Fundamental I, cujo objetivo compreender como a formação no ensino de história que o Curso de Pedagogia informar contribuiu para lecionar o conteúdo de história. O procedimento metodológico que utilizamos como instrumento de investigação analise de documentos, como – leis, Plano da escola, Diretrizes Curriculares da Rede Municipal de Ensino (2010-2011), O Plano de Ação de Referência da Rede Municipal de Ensino de Uberlândia (2018), livro didático adotado pela escola da investigação e questionário respondido voluntariamente por doze professoras, num total de 28, egresso do curso de pedagogia que leciona na escola, como professores da disciplina história e geografia e que atuou com professores dessas disciplinas. Num primeiro momento apresentamos a escola, sua constituição no campo das leis, do projeto político pedagógico, para entender quais são as normativas que direciona o ensino de história nessa unidade escolar e na rede municipal de ensino de Uberlândia-MG. No segundo, foi entender aonde esses professores buscam os conhecimentos para desenvolverem suas práticas pedagógicas para ensinar o conteúdo de história. Conclui-se, apesar das limitações que esses professores pedagogos possuem em ministrarem um conhecimento especifico para cada conteúdo de cada disciplina do Ensino Fundamental I, são capazes de criarem as suas próprias metodologias, no sentido desenvolverem suas atividades. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 66 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.description.embargo | 2021-11-03 | - |
Appears in Collections: | TCC - História |
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ProfessoraPedagogaSaberes.pdf | 712.61 kB | Adobe PDF | View/Open |
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