Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33072
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Término do embargo: 2023-10-29
Título: Estudo, por ferramentas de biologia computacional, da interação do herbicida glifosato com receptores CD10, CD19, CD20 e BCR de linfócitos humanos e o desenvolvimento de linfomas
Autor: Lima, Igor Adão
Primeiro orientador: Rezende, Alexandre Azenha Alves de
Primeiro coorientador: Calábria, Luciana Karen
Primeiro membro da banca: Oliveira, Karine Rezende de
Segundo membro da banca: Prado, Lígia Carolina da Silva
Resumo: Com o advento das culturas transgênicas resistentes aos agroquímicos é notório o crescimento da aplicação destes, sendo o Glifosato (Gli) o mais comumente utilizado no mundo. Porém, recentemente o herbicida foi classificado pela Agency for Research on Cancer como provável carcinogênico para seres humanos, sendo correlacionado principalmente com desenvolvimento de Linfomas Hodgkin e não Hodgkin. Linfomas são neoplasias que acometem principalmente o sistema imunológico, devido a proliferação exacerbada de linfócitos em seus órgãos originários como o timo e medula óssea. Os receptores CD10, CD19, CD20 e BCR estão presentes na superfície de linfócitos e atuam como reguladores no desenvolvimento, ativação e diferenciação dessas células, bem como co-receptor do complexo receptor de antígeno das células B. Dessa forma, para elucidar a interação do Gli com esses receptores realizamos o docking molecular. Para tanto, foram utilizadas diferentes ferramentas de biologia computacional, sendo elas: ZINC15, Protein Data Bank, UniProt, DrugBank, SwissTarget Prediction, DeepSite, GOLD, LigPlot e RasMol. A partir dos resultados obtidos foi verificada a interação química do ligante (Gli) com diferentes aminoácidos de todos os receptores. As interações verificadas podem levar a alterações na conformação protéica, inibindo a ligação de ligantes próprios, fazendo com o que as funções essenciais dos receptores sejam alteradas. Como consequência, poderiam surgir quadros de imunossupressão e ainda, desenvolvimento de Linfomas. Para elucidar se as interações identificadas até o presente momento consolidariam distúrbios celulares citados, é necessário eu continuar as investigações para compreender como ocorre a estabilidade da associação do Gli com os diferentes receptores e estabelecimento do Linfomas. O presente trabalho contribui com o cenário científico uma vez que não há consenso na literatura entre a exposição ao Gli e o aparecimento de diferentes tipos de neoplasias.
Palavras-chave: Agroquímico
Docking molecular
Bioinformática
Linfomas
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: LIMA, Igor Adão. Estudo, por ferramentas de biologia computacional, da interação do herbicida glifosato com receptores CD10, CD19, CD20 e BCR de linfócitos humanos e o desenvolvimento de linfomas. 2021. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33072
Data de defesa: 29-Out-2021
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba / Pontal)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EstudoPorFerramentas.pdf1.43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.