Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32983
ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-2352-6497 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Término do embargo: | 2023-10-05 |
Título: | Habilidade de alunos de graduação em Odontologia no diagnóstico de fraturas radiculares: Análise comparativa de diferentes métodos de imagem |
Autor(es): | Rodrigues, Jessica Ferreira |
Primeiro orientador: | Soares, Priscilla Barbosa Ferreira |
Primeiro coorientador: | Barbosa, Gabriella Lopes de Rezende |
Primeiro membro da banca: | Barbosa, Gabriella Lopes de Rezende |
Segundo membro da banca: | Moura, Camilla Christian Gomes |
Terceiro membro da banca: | Borges, Juliana Simeão |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi avaliar a capacidade de diagnóstico dos alunos de graduação em Odontologia em detectar fraturas radiculares horizontais e oblíquas por meio de diferentes técnicas de imagem. Para isso nove dentes bovinos foram selecionados e divididos aleatoriamente em três grupos para criar um traço de fratura sem separação dos fragmentos: controle (sem fratura), fratura radicular horizontal (FRH) e fratura radicular oblíqua (FRO). A fratura radicular foi criada com força perpendicular e foi confirmada por teste de transiluminação. Foi confeccionado um modelo com dois dentes adjacentes e diferentes técnicas de imagem foram realizadas: radiografia periapical convencional; radiografias periapicais com desvio mesial e distal; TCFC, tomografia computadorizada de feixe cônico. Vinte alunos que participaram da Clinica de Traumatismo da FOUFU, no ano de 2019 foram convidados a identificar fraturas radiculares em uma escala de 5 pontos: (I) fratura definitivamente ausente, (II) fratura provavelmente ausente, (III) incerto se fratura está presente ou não, (IV) fratura provavelmente presente e (V) fratura definitivamente presente. Então os dados foram analisados pelo teste Kappa, para teste de concordância. Comparando cada aluno com o padrão ouro, houve uma variação na reprodutibilidade e desempenho de pobre a substancial (0,042-0,667). Os valores de reprodutibilidade variaram de ruim a bom para todas as radiografias periapicais tanto no diagnóstico de FRO (-0,33-0,667) quanto em FRH (0-1). Concluiu-se que para TCFC, a habilidade dos alunos foi menor na detecção de FRH em comparação com as obliquas. Os alunos demonstraram capacidade limitada para diagnosticar as fraturas radiculares, porém com a TCFC o desempenho foi mais satisfatório do que com as radiografias periapicais. |
Notas: | A pesquisa foi parcialmente financiada pela FAPEMIG, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Código Financeiro 001) e CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. |
Palavras-chave: | Diagnosis Dental students Education Tooth fractures Radiology Cone-beam computed tomography |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | RODRIGUES, Jessica Ferreira. Habilidade de alunos de graduação em Odontologia no diagnóstico de fraturas radiculares: Análise comparativa de diferentes métodos de imagem. 2021. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) – Universidade Federal de Uberlândia, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32983 |
Data de defesa: | 5-Out-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC - Odontologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
HabilidadeAlunosGraduação.pdf | TCC | 1.34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.