Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32983
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-2352-6497
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Término do embargo: 2023-10-05
Título: Habilidade de alunos de graduação em Odontologia no diagnóstico de fraturas radiculares: Análise comparativa de diferentes métodos de imagem
Autor(es): Rodrigues, Jessica Ferreira
Primeiro orientador: Soares, Priscilla Barbosa Ferreira
Primeiro coorientador: Barbosa, Gabriella Lopes de Rezende
Primeiro membro da banca: Barbosa, Gabriella Lopes de Rezende
Segundo membro da banca: Moura, Camilla Christian Gomes
Terceiro membro da banca: Borges, Juliana Simeão
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar a capacidade de diagnóstico dos alunos de graduação em Odontologia em detectar fraturas radiculares horizontais e oblíquas por meio de diferentes técnicas de imagem. Para isso nove dentes bovinos foram selecionados e divididos aleatoriamente em três grupos para criar um traço de fratura sem separação dos fragmentos: controle (sem fratura), fratura radicular horizontal (FRH) e fratura radicular oblíqua (FRO). A fratura radicular foi criada com força perpendicular e foi confirmada por teste de transiluminação. Foi confeccionado um modelo com dois dentes adjacentes e diferentes técnicas de imagem foram realizadas: radiografia periapical convencional; radiografias periapicais com desvio mesial e distal; TCFC, tomografia computadorizada de feixe cônico. Vinte alunos que participaram da Clinica de Traumatismo da FOUFU, no ano de 2019 foram convidados a identificar fraturas radiculares em uma escala de 5 pontos: (I) fratura definitivamente ausente, (II) fratura provavelmente ausente, (III) incerto se fratura está presente ou não, (IV) fratura provavelmente presente e (V) fratura definitivamente presente. Então os dados foram analisados pelo teste Kappa, para teste de concordância. Comparando cada aluno com o padrão ouro, houve uma variação na reprodutibilidade e desempenho de pobre a substancial (0,042-0,667). Os valores de reprodutibilidade variaram de ruim a bom para todas as radiografias periapicais tanto no diagnóstico de FRO (-0,33-0,667) quanto em FRH (0-1). Concluiu-se que para TCFC, a habilidade dos alunos foi menor na detecção de FRH em comparação com as obliquas. Os alunos demonstraram capacidade limitada para diagnosticar as fraturas radiculares, porém com a TCFC o desempenho foi mais satisfatório do que com as radiografias periapicais.
Notas: A pesquisa foi parcialmente financiada pela FAPEMIG, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Código Financeiro 001) e CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Palavras-chave: Diagnosis
Dental students
Education
Tooth fractures
Radiology
Cone-beam computed tomography
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: RODRIGUES, Jessica Ferreira. Habilidade de alunos de graduação em Odontologia no diagnóstico de fraturas radiculares: Análise comparativa de diferentes métodos de imagem. 2021. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) – Universidade Federal de Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32983
Data de defesa: 5-Out-2021
Aparece nas coleções:TCC - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HabilidadeAlunosGraduação.pdfTCC1.34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.